compostagem doméstica


De momento, o projeto encontra-se suspenso.

A compostagem é um processo biológico, através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (restos de comida e de jardim ou horta) num material semelhante ao solo chamado composto, que poderá ser utilizado, posteriormente, como um adubo natural.

O projeto de Compostagem Doméstica que o Município de Santa Maria da Feira tem em parceria com a Suldouro e Município de Vila Nova de Gaia, foi iniciado em 2010. Conta atualmente com 770 famílias, tem como principal objetivo reduzir a produção de resíduos orgânicos encaminhados para aterro e fomentar a utilização do composto como fertilizante em jardins ou hortas, envolvendo diretamente os munícipes na gestão dos resíduos urbanos e na preservação do meio ambiente.

Quem se pode candidatar ao projeto? Qualquer munícipe que possua uma casa com jardim ou horta e com residência permanente no concelho de Santa Maria da Feira.

A adesão ao projeto é gratuita!

 

Passos para aderir:

1. Preenchimento da ficha de inscrição e enviá-la para a Câmara Municipal ou para a Junta de Freguesia;

2. Participação numa ação de formação, de aproximadamente duas horas, onde será fornecida toda a informação sobre a temática;

3. Receção do compostor na respetiva habitação;

4. Durante o primeiro ano, todos os participantes receberão a visita de um técnico responsável pelo acompanhamento e monitorização do processo.

 

Para mais informações ou inscrições no projeto contacte a Divisão de Serviços Urbanos da Câmara Municipal ou a sua Junta de Freguesia.