Sábado, 06 de dezembro
10h00 · Masterclasse · inscrição aqui
18h00 · Igreja da Misericórdia da Feira
A Igreja da Misericórdia, localizada em Santa Maria da Feira, é um marco histórico e arquitetónico importante. Fundada no séc. XVII como parte do movimento das Misericórdias, a igreja reflete o estilo Barroco, caracterizado pelas suas decorações elaboradas e altares ornamentados.
A fachada da igreja é notável pela grandiosa entrada e uma magnifica escadaria, trabalhadas em pedra. O interior é ricamente decorado, com um altar, talha dourada e belas obras de arte religiosas. Historicamente, a igreja desempenhou um papel vital na comunidade local, ao servir não apenas como um lugar de culto, mas também como centro de atividades caritativas.
A Igreja da Misericórdia é um testemunho da rica herança religiosa e cultural de Portugal, ao destacar também a beleza arquitetónica do período barroco.
PROGRAMA
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Adagio in D minor, BWV 1001/I
Fuga in D minor, BWV 539/II
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto op. IV, n.º 6, RV 316a, in d minor (do livro de Anne Dawson’s, ca. 1720)
› Allegro
› Largo
› Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Sonata IV in e minor, BWV 528
› Adagio, Vivace
› Andante
› Un poco allegro
Giuseppe Tartini (1692 – 1770)
Concerto I in F, D. 9
(Transcrição: Leonhard Frischmuth, ca. 1750)
› Allegro
› Adagio
› Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Praeludium et Fuga in G, BWV 541
O órgão da Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira é resultado de uma encomenda por parte da Santa Casa da Misericórdia da Feira ao organeiro belga, Bruggeman - Baert.
Após vários contactos com este renomeado organeiro belga, surge uma proposta de construção de um novo instrumento de características barrocas inteiramente integrado no espaço recém recuperado.
Com uma caixa e fachada de características hamburguesas, o novo órgão da Igreja da Misericórdia está dividido em três secções: pedaleira, 1º manual e 2º manual ostentando um total de 16 registos.
É o primeiro órgão pensado, desenhado e concretizado de raiz em Santa Maria da Feira.
Luca Scandali diplomou-se com distinção em Órgão e Composição para Órgão, Cravo e Composição no Conservatório Gioachino Rossini de Pesaro, em Itália.
Estudou com Patrizia Tarducci, Mauro Ferrante, Ton Koopman, Andrea Marcon, Luigi Ferdinando Tagliavini e Liuwe Tamminga.
Venceu vários concursos internacionais, destacando-se o 1.º prémio no Paul Hofhaimer, em Innsbruck, na Áustria, 3.º prémio no Città di Milano e 4.º prémio em Bruges, na Bélgica. Foi também vencedor na primeira edição da bolsa F. Barocci para jovens organistas, em Ancona, Itália.
É professor de Órgão e Composição para Órgão no Conservatório de Pesaro, com presença regular em festivais e masterclasses de renome internacional. Gravou diversos CD’s e publicou estudos musicológicos, sendo reconhecido pelo rigor e frescura das suas interpretações.
06 DEZEMBRO · 10H00
A Música Barroca Alemã e Italiana: articulação, retórica e registação.
Luca Scandali é um organista internacional, amplamente reconhecido pelas suas numerosas gravações, entre as quais se destaca a integral da obra para órgão de Carl Emanuel Bach, lançada em 2012. Para além da música da família Bach, Scandali dedicou vários discos à música italiana, revelando interpretações frescas, virtuosas e sempre rigorosamente fundamentadas.
No âmbito da edição de 2025 do Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira, será, pela primeira vez, oferecida uma oportunidade única: uma masterclasse com uma personalidade desta envergadura, dirigida a organistas, cravistas e até pianistas interessados em aprofundar o repertório barroco.
Com esta iniciativa, o ciclo de Órgão de Santa Maria da Feira amplia o seu alcance, reforçando a sua vertente pedagógica e formativa.
Os participantes desta masterclasse terão a oportunidade de participar no concerto do dia 6 de dezembro.
Público Estudantes e profissionais de órgãos de tubos
Participantes máx. 10 pessoas
Preço 40€
Inscrições aqui ou em bol.pt