conservação em sepultura por mais dois anos

Consiste na possibilidade de conservar a sepultura por mais dois anos, após os primeiros cinco anos, após inumação, a pedido do requerente ou por entendimento do cemitério.

conservação de jazigo / sepultura perpétua

Traduz-se no pedido de execução de obras para melhoria, arranjo ou manutenção de jazigos e sepulturas perpétuas.

averbamento de titularidade de jazigo / sepultura perpétua

O Averbamento de jazigo/sepultura consiste em qualquer alteração verificada relativamente ao registo inicial. Este tipo de processos segue a tramitação do direito civil, ou seja, como se se tratasse da compra, venda ou herança de um outro bem qualquer.

inumação / cremação / trasladação / exumação

A inumação consiste na colocação de cadáver em sepultura, jazigo ou local de consumpção aeróbia (isto é, construção constituída por compartimentos especificamente concebidos de forma a permitir a oxigenação ambiental necessária à consumpção). 
A cremação traduz-se na redução de cadáver ou ossadas a cinzas.  
A transladação consiste no transporte de cadáver inumado em jazigo, ou de ossadas, para local diferente daquele em que se encontram, a fim de serem de novo inumados, cremados ou colocados em ossário.
A exumação traduz-se na abertura de sepultura, local de consumpção aeróbia, caixão de metal ou madeira onde se encontra inumado o cadáver.