mensagem do presidente da câmara municipal

 

Caros Feirenses,

Ao longo dos anos soubemos construir um território bom para viver.

Hoje temos excelentes serviços de saúde, com médico e enfermeiro de família para todos, hospital, um completo e requalificado parque escolar, dotado de serviços de educação de excelência, uma ampla e eficaz rede social com 110 parceiros, incluindo 53 IPSS e todas as infraestruturas básicas próprias de um território desenvolvido.

Ultrapassado o período crítico de elevadas taxas de desemprego, com os investimentos que estão em curso e os que temos em perspetiva, caminhamos a passos largos para uma situação de pleno emprego.

Atingido este objetivo, é tempo de ambicionarmos uma melhoria dos salários.

Estão reunidas as condições para nos tornarmos cada vez mais um território competitivo pelas competências dos nossos trabalhadores e não apenas pela mão de obra barata disponível.

Por isso, a educação e a formação ao longo da vida continuarão no topo das nossas prioridades.

Acreditamos em melhores níveis salariais e num envolvimento cada vez maior dos trabalhadores no crescimento das organizações. Não temos dúvidas de que a cooperação e as parcerias são um projeto ganhador para todos.

É certo que não compete à Câmara Municipal criar emprego, mas cabe-nos criar condições de atratividade para que as empresas queiram instalar-se em Santa Maria da Feira, criem emprego e dignifiquem o trabalho.

Este tem sido o nosso foco de atuação na área do desenvolvimento económico e empregabilidade, e os resultados sem precedentes demonstram que estamos no caminho certo.

Hoje somos reconhecidos no país e internacionalmente pela excelência da nossa indústria, pela qualidade dos nossos produtos, mas também pela cultura, que há muito ultrapassou fronteiras e integra o mercado mundial da criatividade e das artes, setor com um enorme potencial na criação de emprego.

Continuamos a trabalhar para a construção de um território coeso e solidário, bom para nascer, crescer, viver e envelhece. A longevidade é o próximo grande desafio das nossas comunidades.

Estamos convictos de que o melhor capital de que dispomos são as nossas gentes. A capacidade de trabalho, o empreendedorismo, a ambição de fazer sempre mais e melhor, tornam-nos competitivos e preparados para os desafios do mercado global, que hoje trilhamos com todo o à vontade.

Os feirenses estão em todo o mundo, são centenas de milhar que queremos que continuem a rever-se na nossa terra e vejam nela o seu porto de abrigo em todos os momentos da sua vida.

Com os nossos 140 mil habitantes, mais estas centenas de milhares de Feirenses espalhados pelo Mundo, Santa Maria da Feira continuará a ser um bom território para viver.

Conto com o esforço e a ambição de todos!

 

Emídio Sousa

Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira