programa nacional de bolsas de arquitetura para jovens arquitetos

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito da sua estratégia de política de juventude, tem procurado apoiar iniciativas que vão ao encontro das necessidades socioculturais, profissionais e formativas, dos jovens naturais e residentes neste Município.

A parceria da autarquia com a Fundação da Juventude veio proporcionar um contacto mais direto e assertivo com projetos e iniciativas que visam a integração de jovens na vida ativa, nomeadamente, nas áreas da Formação Profissional, Emprego e Empreendedorismo, Cidadania e Voluntariado, Criatividade e Inovação e Ciência e Tecnologia.

É nesta perspetiva que surge a sua intenção de apoio ao Programa Nacional de Bolsas de Arquitetura para Jovens Arquitetos, uma iniciativa lançada pela Fundação da Juventude, e que conta com os apoios institucionais da Ordem dos Arquitetos, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

O Programa Nacional de Bolsas de Arquitetura para Jovens Arquitetos visa incentivar os jovens licenciados para uma carreira profissional ligada à investigação, estimulando a sua curiosidade pelo Património Arquitetónico e Cultural, das cidades de grande e média dimensão, em estreita articulação com as autarquias dos territórios que foram selecionados, pela sua riqueza endógena ao nível do edificado. De forma a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na edição de 2011/12, o arco temporal a analisar está simbolicamente balizado entre as datas da Implantação da República em 5 de outubro de 1910 e da Revolução de 25 de Abril de 1974. Os Municípios que aderirem a este programa irão receber bolseiros da Fundação da Juventude, que participarão na elaboração das seguintes atividades:

1. Apoio ao desenvolvimento de estudos técnicos e científicos inéditos que demonstrem a singularidade e a excelência do Património construído no Séc. XX;
  2. Contributo relevante para o enriquecimento da carta patrimonial dos Municípios;
  3. Apoio à inventariação do Património Arquitetónico do Séc. XX;
  4. Contributo no traçar de estratégias de salvaguardar do património;
  5. Participação na criação de novas e inovadoras rotas e circuitos turísticos e culturais;
  6. Facilitar a empregabilidade territorial dos jovens;

Documento conclusões – Jornadas da juventude – 8, 9 e 10 de novembro 2019