TEAR
TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede é um ecossistema de intervenções estruturais assumidos em Santa Maria da Feira no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas da Área Metropolitana do Porto Sul financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.
#construirofuturo em Santa Maria da Feira é investimento na capacitação social, nas competências digitais aplicadas na educação e na saúde e no compromisso municipal para com as metas climáticas até 2050.
Tempo de Envolvimento e Ação em Rede é o plano que sela a interdependência e a força vital para uma recuperação duradoura, justa, sustentável e inclusiva. O plano considera quatro eixos de atuação: Envelhecimento Ativo, Inclusão, Educação e Emprego, Saúde e Bem Estar e Comunidades Sustentáveis.
As ações focam-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 permitindo a capacitação e o reforço de competências de pessoas, empresas e associações, disseminando pelo vasto concelho da Feira o cuidado para com as comunidades vulneráveis na saúde e com a qualidade de vida das pessoas séniores, crianças e jovens em risco, pessoas com diversidade funcional, pessoas vítimas de violência doméstica e de género, pessoas da comunidade Roma, pessoas em situação de refúgio, membros de minorias étnicas, pessoas imigrantes, pessoas desempregadas de longa duração e pessoas à procura do 1o emprego.
No vaivém do TEAR os fios cruzam-se por mãos atentas. O processo de entrelaçar os fios da trama com os fios da teia é complexo. A Ação em Rede implica-se diretamente no território do Município, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local. Estabelecem-se conexões entre quotidianos e vulnerabilidades. Emerge o Tempo do Envolvimento e do cuidado como instrumentos de transformação e resiliência.
TEAR faz-se visível na capacitação da Rede de Parceiros Locais, agregando entidades que atuam diretamente com as comunidades envolvidas. E também se revela no mapeamento e comunicação da dimensão e amplitude dos recursos públicos e privados envolvidos nesta ação estratégica nacional e municipal.
Envolver e agir gera confiança. E confiar é fiar em conjunto.