Regueifa Doce

Regueifa Doce, afamada iguaria, intimamente associada à Páscoa no concelho de Santa Maria da Feira.

O fabrico da Regueifa Doce está fortemente associado à quadra pascal em Santa Maria da Feira, pois noutros tempos, em que o pão de ló era um luxo e coisa rara, porventura de acesso apenas a casas de famílias mais abastadas, a Regueifa Doce era uma iguaria de excelência para a maioria dos feirenses.

Manda a tradição que, por altura da Páscoa, as matriarcas cozam uma fornada de Regueifa Doce para distribuir pela família, em especial pelos filhos e afilhados. Ainda hoje assim acontece em muitas freguesias. Mas é nas doçarias, padarias e pastelarias de todo o concelho que a maioria dos feirenses e apreciadores de municípios vizinhos compram este pão doce para a sua mesa de Páscoa ou para oferecer como “folar” aos familiares e amigos.

A Regueifa Doce pode ser acompanhada com manteiga, queijo, presunto, compota ou mesmo azeitonas e regada com vinho tinto ou vinho do Porto, mas há quem a aprecie com chá, café ou cevada. Este pão doce mantém o sabor e a qualidade mesmo com vários dias, continuando apetecível quando torrada.