sustentabilidade


A agenda 2030, o Pacto Ecológico Europeu, as estratégias da Biodiversidade e do “Do Prado ao Prato” fazem parte de uma Europa que se quer mais sustentável e verde.

O projeto “Encruzilhada de Sabores” que pretende salvaguardar, proteger e transmitir o património gastronómico de Santa Maria da Feira, deseja contribuir para modelos de negócios e hábitos de consumo mais sustentáveis, baseados numa economia circular, que privilegia a diminuição do desperdício alimentar e a sustentabilidade ambiental.

Assim, desejamos equilibrar a tradição gastronómica milenar, com a adequação das confeções culinárias, ao valor nutricional dos alimentos; dar preferência ao consumo de alimentos da produção e da transformação local e sazonal de base biológica e sustentável (frutos, vegetais, lacticínios, bebidas, entre outros).

De salientar as iniciativas de sensibilizações para uma alimentação saudável e para a transição alimentar, que salientam a importância da diminuição do consumo de proteínas e aumento da ingestão de vegetais, frutas e grãos.

O Município desenvolve ainda ações participativas com a comunidade local de promoção da biodiversidade.