roteiro de arte urbana
“Diorama Cork Factory” - Vhils
Escultura em grande formato baseada na série Diorama, cuja escala preenche o espaço de uma antiga fábrica ligada à indústria corticeira. O seu recorte intrincado expressa a relação de proximidade entre ser humano e o meio onde trabalha - uma complexa teia de influência recíproca que dá forma e substância à relação entre ambos. Produzida em cortiça, a peça explora a justaposição entre a entidade social e cultural do indivíduo e o meio industrial onde exerce a sua atividade, refletindo também sobre o papel da indústria na economia e a falta de investimento que o sector secundário tem sofrido em Portugal nas últimas décadas.
Praça Dr. Gaspar Moreira - Santa Maria da Feira
N 40º 55’ 31.76357’’; W -8º 32’ 32.92679’’
“Cortiça” - Lidia Cao
Lidia Cao, jovem artista galega levou 9 dias para cobrir os 190,0m² da fachada do Empreendimento Habitacional do Balteiro com uma homenagem à força e energia laboral feminina no setor corticeiro.
Rua Ribeiras do Cáster (Empreendimento Habitacional Balteiro) - Santa Maria da Feira
N 40º 55’ 04.12103’’; W -8º 33’ 28.77688’’
Auxílio ao Perigo – Goddmess (Tiago Gomes)
Esta obra resulta da Chamada Pública “Arte Urbana” que a Câmara Municipal lançou no âmbito da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, em parceria com os Bombeiros Voluntários da Feira, para criar uma intervenção artística no espaço púbico que pontuasse a identidade e memória da corporação, mas também a sua ligação ao território, através da cultura, da comunidade e da sua história. A imagem que dá cor e nova vida à fachada nascente do edifício da Casa Escola dos Bombeiros relaciona o trabalho e o envolvimento daquela corporação com o território, através da integração e representação dos elementos heráldicos centenários, numa linguagem contemporânea e distintiva que pretende exaltar a memória coletiva do bombeiro.
Casa Escola dos Bombeiros Voluntários da Feira
Rua Eng. Duarte Pacheco, 20
4520-232 Santa Maria da Feira
“De vizinhos para vizinhos” - Omar Néstor Gasparini
Da autoria de Omar Néstor Gasparini, artista de nacionalidade Argentina, é uma obra integrante da edição de 2013 do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua e resulta do projeto de teatro “de vizinhos para vizinhos”, sob a direção da artista Edith Scher com a comunidade de Lobão, Guisande, Gião e Louredo
Centro de Incentivo Cultural de Lobão - Rua Heróis de Ultramar – Lobão
N 40º 59’ 06.87750’’; W -8º 29’ 12.43149’’
“Impressionismo no Limite” - Tadeu Silva
“Impressionismo no Limite” é um projeto apesentado por Tadeu Silva, artista natural de Fiães, e assenta na ideia de ilusão ótica, uma tentativa de levar o estilo ao limite da simplicidade.
Esta obra é possível de visitar no Empreendimento Habitacional Xanana Gusmão em Lourosa.
Praceta Xanana Gusmão (Empreendimento Habitacional Xanana Gusmão) – Lourosa
N 40º 59’ 16.43670’’, W-8º 33’ 23.26420
“Alegorias do Parque” – Tropic
No âmbito da terceira edição do Festival de Música Urbana BASQUEIRAL, a Companhia Persona, enquanto Curadora da ramificação artística do festival, o BASQUEIRART, desafiou o artista concelhio Tropic a idealizar uma intervenção num Mural de grandes dimensões, recuperando-se um espaço degradado, localizado junto a uma das entradas principais dos Jardins do Parque de Santa Maria de Lamas.
O conceito comunitário em que a população local, sob a direção do Artista, é convidada a comparecer e a pincelar com as suas próprias mãos o Mural, foi acolhida de imediato pela organização, a Basqueiro – Associação Cultural, tendo-se decidido avançar para uma obra a dezenas ou mesmo centenas de mãos que permanecerá temporalmente no espaço e na memória de todos que participaram na sua execução.
A Obra, com uma interpretação gráfica e geométrica muito particular do Artista, é unida por uma paleta cromática em toda a sua extensão, homenageando o Benemérito Henrique Amorim, ao destacar várias referências de um dos seus maiores legados, o Parque e o Museu de Santa Maria de Lamas
Rua dos Murtórios – Santa Maria de Lamas
N 40º 58’ 40.29980’’; W -8º 34’ 10.43386’’
“Sonho” - Mário Belém
O artista Mário Belém, num conjunto de murais pintados por todo o país pretende “retratar e homenagear os
sonhos que temos e que podem ou não ser correspondidos”. Este mural localizado em Porto Carvoeiro (Canedo),
nas margens do Rio Douro, mostra a omnipresença do Rio na comunidade local e nos seus sonhos e pensamentos.
Rua Rio Douro – Porto Carvoeiro
N 41.04958, W -8.44469
Essência – Tropic (Pedro Santos)
Mural pintado pelo artista feirense Pedro Santos, aka Tropic, em homenagem aos 50 anos da Casa da Gaia, retratando através desta arte a essência da associação, a sua atividade e o que representa para a comunidade.
Nas diferentes figuras representadas no Mural, rapidamente se percebe o que é a Casa da Gaia: uma associação dinâmica, eclética, jovem e atrevida.
Rua Casa da Gaia, 273 – 4505-041 Argoncilhe