Oradores
Augusto Mendes
António Augusto Neto Mendes é professor associado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) e investigador do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e desenvolveu os seus estudos de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) na área da Administração Educacional. A sua atividade de ensino coincide com as áreas acima e são diversos os seus interesses de investigação, com publicações sobre: a complexa construção social dos resultados escolares e o papel das explicações; as políticas de descentralização da educação, o papel do município e a reconfiguração do papel do Estado, entre outros. Já orientou e continua a orientar várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Antes de ser docente universitário lecionou no Ensino Secundário (1982-1991), onde também ocupou cargos de gestão. Na Universidade de Aveiro já desempenhou diversos cargos na gestão universitária: presidente do conselho diretivo do Departamento de Ciências da Educação (2003-2004), membro da direção de dois centros de investigação, para além de vários órgãos de governo do Departamento (conselho do departamento) e da UA (conselho geral).
Colabora regularmente em atividades de formação e consultoria com instituições públicas e privadas da área educacional e social: escolas, sindicatos, governos nacionais, regionais e municipais, centros de formação de associações de escolas, entre outras.
Orlando Rodrigues
Orlando Rodrigues é vereador da Educação, Empreendedorismo Social e Juventude da Câmara Municipal de Valongo
Orlando Gaspar Rodrigues nasceu a 13 de setembro de 1963. É natural de Campo, onde reside. É professor, com Mestrado em Administração Esco¬lar. Exerceu funções de Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo e de representante eleito dos docentes do Ensino Básico no Conselho Municipal de Educação. Foi presidente da Assembleia de Freguesia de Campo, membro da Assembleia Municipal de Valongo e da Assembleia Metropolitana do Porto.
Frederico Pinho de Almeida
Frederico Pinho de Almeida é vereador da Habitação e Desenvolvimento Social, Promoção de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Cascais (a confirmar)
Casado e pai de dois filhos, nasceu em Lisboa, a 19 de julho de 1979 e reside em Carcavelos.
Concluiu em 2004 a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Lusíada de Lisboa.
Foi Consultor na área de Human Capital na Deloitte, de Outubro de 2004 a Março de 2007.
Desempenhou, entre Abril de 2007 e Setembro de 2011, as funções de consultor sénior na consultora - My Change, gerindo projetos de gestão de mudança nos setores da banca, das utilities, indústria, telecomunicações, entre outros.
Foi membro da Assembleia de Freguesia de Carcavelos entre dezembro de 2001 e setembro de 2011 e membro da Assembleia Municipal de Cascais de setembro de 2007 até ao início do último trimestre de 2011, quando assumiu as funções de Vereador na Câmara Municipal de Cascais.
Foi Vogal da Comissão Política Nacional do CDS-PP entre Março de 2016 e Janeiro de 2020.
No âmbito associativo, foi Vice-Presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”, com o pelouro dos Recursos Humanos, entre julho de 2010 e outubro de 2014.
Eleito Vereador da Câmara Municipal de Cascais para o mandato de 2017 – 2021, assumindo os pelouros da Ação Social e Educação.
Pedro Patacho
Pedro Patacho é vereador da Educação, Desporto, Bibliotecas, Juventude, Agenda para a Ciência e Inovação da Câmara Municipal de Oeiras
Pedro Manuel Freire Patacho, nascido a 9 de agosto de 1977, em Lisboa, casado, com 3 filhas.
Licenciado em Ensino de Matemática e Ciências na Natureza, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, Mestre em Educação, pela Universidade de Lisboa, e Doutor em Didática e Organização Escolar, pela Universidade da Coruña, Espanha.
Professor do 1ºCiclo do Ensino Básico, Ministério da Educação (2000- 2001); Professor de Matemática e Ciências no 2ºCiclo do Ensino Básico, Instituto de Ciências Educativas (2001-2009);
Consultor editorial para as áreas da Educação e dos Estudos Africanos, Edições Pedago, Lda. (2005 – 2017); Professor Adjunto no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (2009 – 2017);
Professor Convidado da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Angola (2013-2016); Coordenador do Centro de Recursos Pedagógicos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Angola (2013-2016).
Bruno Batista
Bruno Batista é Partner da Deloitte na área de Technology Strategy & Transformation.
O Bruno é licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicação pela Universidade de Aveiro. O Bruno tem como principal foco a realização de projetos de estratégia tecnológica e de transformação digital na Europa, Middle East e Africa.
Bruno Gomes
Bruno Gomes tem 43 anos e é licenciado em Educação Física e Desporto pelo INUAF - Loulé.
É professor de Educação Física no ensino secundário desde 2004 e leciona atualmente no AE João de Deus em Faro, tendo lecionado em outras quatro escolas do Algarve.
Fez parte da equipa de Coordenação Regional do Desporto Escolar - ALgarve entre 2015 e 2018.
Foi orador em diversas palestras, conferência e debates relacionados com a Educação: Boas práticas pedagógicas- Projeto Íadas, Desporto e exercício físico, Que Educação Física queremos?,etc.
Ganhou o prémio de contributo educativo de excelência, entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, em 2013, pelo trabalho e projetos desenvolvidos na escola secundária de Olhão, onde lecionou entre 2007 e 2017.
Fez parte da sessão de homenagem no Museu Regional da CM de Faro e entrega de placa de homenagem pelo Presidente da Câmara e Diretor Regional de Educação, em 2021, pelo contributo para a Educação na cidade e nomeação para o Global Teacher Prize.
Finalista do Global Teacher Prize Portugal em 2021, ganhou uma menção honrosa no Global Teacher Prize 2021 "Adaptação e Inovação no ensino à distância".
Ana Paula Matos
Ana Paula Matos é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Ana Paula Soares de Matos é Professora Associada e Investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra.
Leciona unidades curriculares da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde (Professora Responsável das unidades curriculares “Temas Aprofundados de Psicopatologia”, “Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes” e “Promoção da Saúde e Prevenção da Doença”).
É Investigadora no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva-Comportamental (CINEICC) https://cineicc.uc.pt/
Investiga a eficácia de programas de intervenção que têm como objetivo prevenir psicopatologia. Os seus interesses de investigação focam-se ainda no estudo do impacto da Pandemia COVID-19 na saúde mental e do impacto do (mau) uso da internet no bem-estar e na qualidade de vida, numa perspetiva desenvolvimental – dos jovens aos idosos.
Atualmente é coordenadora de um projeto de promoção da saúde mental e prevenção da depressão nos adolescentes, financiado pelo programa Inovação Social (o Projeto SMS – Sucesso, Mente e Saúde), que inclui a implementação de programas de intervenção para adolescentes (SMSjovens) e para pais/educadores (SMSeducadores), baseados em princípios e técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental e dos seus novos desenvolvimentos, de Terceira Geração (ex., mindfulness e compaixão).
Neste contexto, desenvolveu uma plataforma e-health (a “SMS eSaúde”, https://esms.dei.uc.pt/) que contém uma área publica para ser utilizada pela população geral e uma área reservada para ser usada pelos jovens e educadores que frequentam os programas SMS. Esta plataforma digital inclui conteúdos psico-educativos como vídeos, áudios de mindfulnes, testes e jogos, com uma componente de gamificação.
Rafaela Silva
“Natural de Santa Maria da Feira, Rafaela Silva tem 20 anos e é estudante da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Atualmente, coordena a Associação de Voluntariado Universitário (VO.U.).
Desde cedo manifestou interesse em ter uma voz ativa e participativa no seio da sua comunidade. Deu os seus primeiros passos em projetos de cidadania ativa no ensino básico com o projeto "Jovem Autarca", continuando até ao ensino superior, não fossem o associativismo e o voluntariado duas das suas grandes paixões.
Grande parte do seu tempo é passado entre podcasts, música e livros, mas para além de ouvir, também gosta de debater, desconstruir estigmas e, ainda que modestamente, contribuir, de alguma forma, para a literacia dos que a rodeiam. A Saúde Mental é também uma das suas causas.”
Marta Almeida
Marta Mateus de Almeida é doutorada em Educação, na área de Formação de Professores, pela Universidade de Lisboa. Atualmente é docente do Instituto de Educação, na área de Políticas e administração Educacional.
A par das atividades de docência, nomeadamente no mestrado em Inovação, Administração e Gestão Escolar e no doutoramento em Políticas de Educação e Formação, desenvolve também investigação, em que se destaca a participação em diversos projetos nacionais e internacionais.
Participou também, à escala nacional, na formação de diretores escolares no âmbito do PCA, do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e posteriormente, na fase do seu alargamento a todo o território.
Tem ainda participado em diversos estudos de avaliação de projetos piloto à escala nacional e internacional, nomeadamente do Ensino Bilingue no 1º Ciclo do Ensino Básico, Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), Reorganização do Calendário Escolar, entre outros.
É também perita no âmbito do Programa TEIP e membro da comissão coordenadora da Redescola do IE-Ulisboa.
Paulo Costa
Paulo Costa é atualmente coordenador geral da ONGD Rosto Solidário, onde trabalha desde 2009. Licenciado em Economia (FEP-UP) e com mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais (ISCTE-IUL) tem vindo a trabalhar desde 2005 em projetos de educação, ao nível da gestão de projetos mas também como facilitador e formador. Começou na Cooperação para o Desenvolvimento em Angola e tem vindo a trabalhar nas áreas da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, Juventude, Educação de Adultos e Ambiente em projetos nacionais e europeus.
Entre 2015 e 2020 representou a Rosto Solidário na Direcção da Plataforma Portuguesa das ONGD onde participou ativamente no processo de construção da "Estratégia Nacional de Educação Para o Desenvolvimento 2018-2022", na "Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", além de ter acompanhado nesse período a Aliança ODS, o Fórum da Sociedade Civil para os ODS, a Comissão de Acompanhamento da ENED e contributos da mesma para o "Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável".
António Augusto Neto Mendes
António Augusto Neto Mendes é professor associado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) e investigador do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e desenvolveu os seus estudos de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) na área da Administração Educacional. A sua atividade de ensino coincide com as áreas acima e são diversos os seus interesses de investigação, com publicações sobre: a complexa construção social dos resultados escolares e o papel das explicações; as políticas de descentralização da educação, o papel do município e a reconfiguração do papel do Estado, entre outros. Já orientou e continua a orientar várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Antes de ser docente universitário lecionou no Ensino Secundário (1982-1991), onde também ocupou cargos de gestão. Na Universidade de Aveiro já desempenhou diversos cargos na gestão universitária: presidente do conselho diretivo do Departamento de Ciências da Educação (2003-2004), membro da direção de dois centros de investigação, para além de vários órgãos de governo do Departamento (conselho do departamento) e da UA (conselho geral).
Colabora regularmente em atividades de formação e consultoria com instituições públicas e privadas da área educacional e social: escolas, sindicatos, governos nacionais, regionais e municipais, centros de formação de associações de escolas, entre outras.
Rui Matias Lima
Nutricionista Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública, Rui Matias Lima é, desde setembro de 1999, responsável pela Educação Alimentar, nos serviços centrais do Ministério da Educação de Portugal. É ainda:
- Representante do ME no Grupo de Trabalho Interministerial para a “Estratégia Integral para a Promoção da Alimentação Saudável”
- Representante do ME no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
- Representante do ME na Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar
- Representante do ME no Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica
- Representante do ME na Estratégia Nacional de Promoção da Agricultura Biológica
- Representante do ME nos Regimes Escolares