momentos culturais
Diogo Divagações
Diogo Divagações assume-se em 2014.
Ano esse em que estreia o espectáculo Da Alvorada até ao Amanhecer, uma performance multidisciplinar onde apresenta o seu livro: O Regresso do Regresso à Madrugada de Luz.
2016 introduz Ortónimo. Um EP estilo portfolio com caminho pelo hip-hop e a spoken word.
Por fim em 2019 apresenta num mesmo concerto os projetos Filigrana e O Bem. O Mal. A Razão. (2018 e 2019, respecivamente).
Como ator participou no Work in progress de La Fura del Baus, em 2009, e desde então, um pouco por todo o país em recriação histórica e espetáculos medievais. Na ficção destacam-se as presenças nas telenovelas: O Beijo do Escorpião, As Mulheres e A Herdeira.
“O tempo escondido no corpo de uma escola”,
Este filme, realizado por 48 alunos do 4º ano da Escola Básica nº 1 da Feira, do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, no ano letivo 2019/2020, é centrado no imaginário da escola e surgiu de um processo de escrita criativa, onde os alunos registaram pensamentos tendo por base uma série de palavras-chave.
Ao longo do ano letivo, de forma interdisciplinar e com a participação de todos os alunos do 4º ano, foi criada semanalmente uma oficina multidisciplinar. Foi espaço de debate de ideias, campo de experimentação e local de construção de personagens e cenários.
Depois, a oficina transformou-se em estúdio de gravação onde cada elemento ganhava vida frame-a-frame com recurso aos meios digitais e intervenção de todos os alunos.
E assim nasce um tempo de cinema que desvenda o imaginário, a invenção, a criatividade, a fantasia, os sentimentos e as ideias dos participantes.
Agora deixou se ser propriedade dos seus autores e é libertado para apropriação e interpretação individual de cada espetador.
É um verdadeiro filme de Autor.
Este filme foi orientado pelo Estúdio ANILUPA, com o apoio do Ministério da Cultura. Obteve o PRÉMIO NACIONAL DA ANIMAÇÃO, na categoria de oficinas, no ano de 2020.
Representou o nosso país em festivais internacionais de cinema de animação como na Bolívia, na República Checa, na Eslovénia e na Alemanha.