Halloween com projeções de vídeo e concurso de árvores assustadoras
A pandemia determinou a transformação de um dos eventos mais queridos das crianças e jovens feirenses. O Halloween no Castelo dará assim lugar a uma instalação no antigo Tribunal de Santa Maria da Feira, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, e a um concurso de árvores assustadoras com trabalhos das escolas do 1.º ciclo, jardins-de-infância e IPSS.
Por força das circunstâncias inerentes à pandemia Covid-19, o Halloween em 2020 sai do Castelo de Santa Maria da Feira para a fachada do antigo Tribunal, através de uma instalação que contará com a participação da comunidade feirense. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, projeções de vídeo, imagem e som irão preencher a fachada do edifício, naquele que é o culminar de um trabalho desenvolvido por Guilherme Henriques e Joana da Silva, em cooperação com a Companhia Persona, no âmbito do projeto GERMINAR.
Ainda, para celebrar a efeméride, um concurso on-line de Árvores Assustadoras, com trabalhos das escolas do 1.º ciclo, jardins-de-infância e instituições de solidariedade social do Concelho. O Município de Santa Maria da Feira convida a comunidade educativa a construir uma Árvore Assustadora com materiais recicláveis, composta por “raízes tenebrosas e deformadas, crânios, braços e pernas agitados, ruídos estranhos, fumaça e todo um cenário fantasmagórico”, que representará cada escola, grupo de AAAF e de CAF, agrupamento ou demais instituições no concurso.