Criatividade e Industrias Culturais


A cultura, a criatividade e as indústrias culturais visam democratizar o livre acesso e fruição da cultura para todos os cidadãos de Santa Maria da Feira, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável do seu território e da sua população. O respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, que incentiva o pleno exercício da liberdade de expressão e a defesa da equidade e da inclusão social, envolvendo grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social ou com necessidades especiais são fundamentais para o nosso município.

Através da cultura e das artes, promove-se a governação democrática partilhada e o envolvimento ativo da comunidade local em todo o território, reunindo várias instituições, artistas, formadores, escolas, empresas e a comunidade local numa visão da cultura ao serviço do bem comum e motor do desenvolvimento econômico e social sustentável.

A cultura é vista como uma ferramenta de fomento do desenvolvimento económico local e da participação cívica, por meio do envolvimento de um grande número de agentes criativos e culturais extremamente ativos e produtivos, abrangendo mais de 120 associações culturais locais, em áreas tão diversas como Música, Teatro, Pintura ou dança.

O cluster dos eventos alimenta o ecossistema cultural e criativo local, atuando como uma verdadeira plataforma onde agentes culturais locais, nacionais e internacionais desenvolvem, experimentam, apresentam e divulgam os seus projetos artísticos e culturais.

Os eventos proporcionam ao Município o contacto com pessoas de todo o mundo, fomentando o diálogo intercultural e a diversidade num ambiente de partilha, aprendizagem e construção de projetos comuns.

Decorrente de um percurso notório de mobilidade e de internacionalização de projetos e artistas, Santa Maria da Feira é considerada a capital portuguesa das Artes de Rua, acolhendo o maior evento nacional e o único centro de criação em Portugal dedicado a estas áreas: o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua e o Imaginarius Centro de Criação - Arte e Espaço Público.

Assim, Santa Maria da Feira tem como missão promover o bem-estar e a satisfação dos seus cidadãos e visitantes, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural do concelho, de acordo com as orientações da Agenda 2030. O objetivo é elevar a cultura e a criatividade como motores do enriquecimento e projeção da gastronomia regional, e sua comunicação com as indústrias culturais, contribuindo assim para um desenvolvimento mais inclusivo, resiliente e sustentável.

 

Gastronomia e interligação com outras áreas criativas

A partir de 2016, o Imaginarius assume a Gastronomia como arte, para provocar o pensamento crítico e mudar mentalidades, valorizando a criatividade e a (re)criação da gastronomia de street food.

Para promover a cozinha local, criativa, urbana e de autoria e combiná-la com as indústrias criativas, o Festival Imaginarius lançou em 2021 duas calls: uma dirigida à restauração, para potenciar a atratividade do território e promover os chefs e restaurantes de Santa Maria da Feira; outra direcionada às fogaçarias, valorizando a doçaria do município. As calls efetuam a interligação com a indústria de design pela procura de soluções na embalagem do produto.

A criação artística Memórias do Palato da Companhia Persona consiste no acervo de memórias e tradições gastronômicas, cruza as artes cénicas (performance) e digitais (documentário) com a arte culinária, inspirando a criação de um novo prato de identitário para a comunidade Feirense.

“Sinfonia das Hortas” da Orquestra Criativa é um ciclo de músicas que explora os espaços hortícolas do concelho de Santa Maria da Feira, numa partilha de experiências entre gerações, em torno de um interesse comum.

Na primeira fase, em maio, este projeto foi apresentado num formato digital (online), com três vídeos que procuram unir a natureza, a sabedoria popular e a composição musical. O repertório original da Sinfonia das Hortas move-se desde o universo da canção popular, passando pela experimentação sonora até à forma sinfónica.

Em setembro, numa segunda fase deste projeto, a Sinfonia das Hortas irá apresentar-se ao vivo, em formato de concerto, numa horta comunitária, num jogo musical com o público em ambiente íntimo e sereno.

 

Orquestra Criativa Videos:

My Little Garden;

Lettuce;

Going to the Garden.