Cidades Amigas das Crianças

A iniciativa Cidades Amigas das Crianças, lançada pela UNICEF em 1996, tem como grande objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos nas decisões, políticas e programas dos municípios e incentivando à adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência.

Procura-se assegurar o bem-estar de todos os cidadãos e em particular dos mais jovens, potenciando a participação das crianças na vida da comunidade e o trabalho em rede entre entidades públicas e privadas envolvidas na defesa dos direitos da criança.

Num contexto global em que se assiste a uma rápida transformação e urbanização das sociedades, e num cenário de descentralização, as tendências atuais apontam para as crescentes responsabilidades dos municípios na promoção da qualidade de vida de todos os seus cidadãos.

 

Objetivo geral:

Contribuir para a realização dos direitos da criança, mediante a adoção de políticas de âmbito local que promovam o bem-estar de todos os cidadãos e em particular das crianças, e o desenvolvimento das comunidades, tanto no presente como no futuro

 

Objetivos Específicos:

- Implementar políticas locais para a infância e adolescência;

- Reforçar a perspectiva de direitos da criança na cultura organizacional dos Municípios e das entidades com responsabilidades em áreas relacionadas com as crianças;

- Promover a participação das crianças na vida da comunidade,

- Fomentar a ação concertada entre todos os atores com impacto na vida das crianças, incluindo sectores municipais, entidades públicas e privadas.

(Comité Português para a UNICEF in “Guia para a Construção de Cidades Amigas das Crianças”)

 

O Programa Cidades Amigas das Crianças é promovido:

- Comité Português para a UNICEF;

- O município de Santa Maria da Feira implementa o Programa em estreita articulação com as entidades públicas e privadas da sua área geográfica cuja intervenção tem impacto na vida das crianças e jovens.