Programa de Apoio à Recuperação do Património


Alinhado com as atuais estratégias municipais para o património, o Município de Santa Maria da Feira tem vindo a centrar a sua política cultural em três eixos fundamentais: expandir o acesso, fomentar oportunidades e criar conexões.

Neste contexto, o Programa de Apoio à Recuperação do Património (PARP) surge como uma ferramenta estratégica na promoção da salvaguarda e conservação do património tradicional e popular nas suas diversas vertentes.

Destina-se a projetos de recuperação, reabilitação, conservação e salvaguarda do património imóvel do concelho, com caráter popular, tradicional, agrícola e/ou religioso, ou outro, desde que represente um elemento identitário de uma ou mais comunidades do território. São exemplos: moinhos, espigueiros/canastros, lavadouros comunitários, coretos, alminhas ou outros elementos edificados que façam parte integrante da memória coletiva da comunidade.

Podem candidatar-se pessoas singulares, pessoas coletivas sem fins lucrativosfreguesias, desde que proprietárias de património imóvel tradicional localizado no concelho de Santa Maria da Feira.

O apoio é concedido através de três subprogramas:
· Subprograma 1.1 – Pessoas Singulares;
· Subprograma 1.2 – Pessoas Coletivas sem fins lucrativos;
· Subprograma 1.3 – Freguesias.

As candidaturas decorrem até 15 de outubro de 2025.