Jornadas de Educação regressam em novembro e elegem alunos como protagonistas nas decisões
As Jornadas de Educação “Da escola que temos à escola que queremos” regressam a Santa Maria da Feira em novembro para refletir sobre os grandes desafios da escola e da educação, assumindo como compromisso reforçar a importância da participação ativa dos estudantes no processo de construção de uma escola mais inclusiva, democrática e alinhada com as suas necessidades e sonhos.
Na sua 19ª edição, as Jornadas de Educação elegem como tema central “Alunos como protagonistas: voz e vez na construção da escola que queremos”, que estará em discussão nos dias 14 e 15 de novembro, na Biblioteca Municipal e na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, respetivamente.
Para além dos painéis temáticos, conduzidos por oradores de referência, o programa reserva uma tarde dedicada a workshops, que registam uma procura crescente, ano após ano. As inscrições abrem no início de outubro, a par da divulgação da programação completa.
Realizadas desde 2002 pelo Município de Santa Maria da Feira, as Jornadas de Educação proporcionam anualmente um espaço de reflexão, partilha e aprendizagem sobre os desafios da educação.
Abertas a toda a comunidade educativa – professores, educadores, técnicos, alunos, famílias e decisores – promovem práticas educativas mais inclusivas, eficazes e centradas no bem-estar de todos os intervenientes.
Dos vários temas a refletir nesta edição, destacam-se: a participação e a escuta ativa dos alunos; o sucesso educativo e o bem-estar escolar; práticas pedagógicas inovadoras; e educação inclusiva e equitativa.
Decorridos 23 anos desde a primeira edição, as Jornadas de Educação mantêm uma forte adesão da comunidade educativa, assumindo-se como uma referência regional na área da Educação e um encontro de grande relevo para todos os que acreditam no poder transformador da educação.
Por este certame já passaram nomes de referência como Eduardo Sá, psicólogo e psicanalista; Carlos Neto, professor universitário, escritor e especialista na área do brincar; e o neuropediatra Nuno Lobo Antunes.
Para mais informações sobre as Jornadas de Educação, os interessados devem contactar o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da Unidade de Intervenção Socioeducativa.
Publicado a 25 de agosto de 2025