Cultura Sociedade

Semana Aberta na Casa dos Choupos

A Casa dos Choupos CRL abre as suas portas entre 3 e 7 de junho para uma semana intensa de trocas e partilhas com a comunidade de Santa Maria da Feira. Oficinas, conversas, projeção de documentários, exposições e visitas guiadas, uma mão cheia de acontecimentos para semear e colher no “Chão Fértil” desta casa. Com direção artística de Hugo Cruz, criador, investigador e programador cultural, Artes da Casa | Transformarte propõe uma ampla e abrangente reflexão na área da promoção da saúde mental, desafiando a experimentação e o sentir de um espaço transformador que pretende ser CASA para todas as pessoas.

“A arte não é um acontecimento extraordinário, faz parte dos nossos dias, do nosso quotidiano, e por isso conduz-nos à esperança, à possibilidade de nos reinventarmos e relacionarmos com o mundo, com as pessoas e com a natureza”, refere Hugo Cruz.

Abrangendo diversas áreas de intervenção da Casa dos Choupos, desta programação destacam-se a sessão de conversa “As Empresas Visitam a Casa...” , sobre formas alternativas de empregabilidade, moderada por Joana Mouta (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), e a conversa com o criador, programador cultural e investigador Hugo Cruz sobre o programa Chão Fértil como palco para a criação de outros espaços de experimentação artística e sobre o desafio da prescrição social e cultural, lançando assim a primeira semente para um projeto piloto neste território.

Para Inês Pinho, coordenadora geral do Chão Fértil, “Artes da Casa é um programa coconstruido por todos os que habitam diariamente esta Casa no âmbito do programa Chão Fértil, um programa de capacitação de pessoas com diversidade funcional que gera sinergias entre a área social, a saúde e as práticas artísticas comunitárias”.

Durante esta semana, entre as 9h00 e as 19h00, realizam-se diversas oficinas para todas as pessoas que venham por bem: Despertar, Yoga, Cerâmica, Movimento e Experimentação, Auto-Retrato, Capoeira e uma sessão da Horta para a Cozinha, sobre como cozinhar de forma prática, saudável e acessível.

A arte tem um papel muito relevante no ato de cuidar e a experiência deste território ao longo dos anos tem destacado este potencial transformador. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira continuará, por isso, a abraçar estas experiências e projetos que proporcionam um maior bem-estar às suas comunidades.

Convidamos toda a comunidade de Santa Maria da Feira a visitar a Casa dos Choupos e a experimentar as atividades propostas. A entrada é gratuita.

Programa completo disponível em: www.casadoschoupos.com/eventos/transformarte

Chão Fértil | Transformarte:

Chão Fértil é um programa que assenta numa lógica participativa, de proximidade e cooperação entre os serviços sociais e de saúde da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Casa dos Choupos CRL, constituindo-se como um ativador de sinergias para o empoderamento de pessoas com diversidade funcional (experiência de doença mental e/ ou deficiência) em contextos sociais de carência e vulnerabilidade social.

Privilegiando os contextos experimentais, à medida de cada participante, Chão Fértil envolve dispositivos comunitários, criativos e artísticos que geram transformação e resultados práticos no dia-a-dia dos participantes e das suas famílias.

Transformarte é uma ação do programa Chão Fértil operacionalizado pela Casa dos Choupos que integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal. É executada em estreita parceria com a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga.

Publicado a 4 de junho de 2024.