associativismo juvenil
Santa Maria da Feira é reconhecida pela dinâmica do seu tecido associativo que, através de uma forte participação, empreendedora e criativa, é um fator determinante para o desenvolvimento integrado e sustentado de todo o território concelhio.
As associações assumem-se, cada vez mais, como verdadeiros motores desse desenvolvimento, atuando a diferentes níveis e assumindo -se como polos de verdadeira coesão social e identidade cultural.
Particularmente, as organizações de juventude constituem um espaço de experimentação e aprendizagem, tendo um papel fulcral na estimulação da capacidade de intervenção e participação cívica dos jovens. A necessidade de apoiar e incentivar a participação juvenil nos mais variados contextos da sociedade é realçada nas recomendações do Youth Goals (2017) e da Declaração Lisboa +21 (2019).
Alinhado com as recomendações internacionais e integrando-as no âmbito da sua política municipal para a juventude, o Município de Santa Maria da Feira reconhece o sucesso do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas organizações de juventude, definindo o Programa de Apoio e Incentivo Juvenil como um mecanismo que visa criar condições para uma juventude dinâmica, empreendedora e com capacidade de intervenção na comunidade.