Município Ambiente

Câmara de Santa Maria da Feira e SUMA unidas no “combate” ao plástico

Com a redução de plásticos de uso único na ordem do dia, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA estão a desenvolver a campanha de sensibilização “A Ponta do Iceberg”, junto de diferentes públicos, transmitindo a mensagem clara da necessidade de uma utilização responsável do plástico. Em dezembro, as ações de sensibilização estão a decorrer nas principais feiras do concelho.

No sábado, dia 18 de dezembro, dois técnicos de sensibilização vão estar, durante a manhã, na Feira Semanal de Paços de Brandão e, à tarde, na Feira Semanal de Canedo para sensibilizar

a população para a necessidade de reduzir o consumo de materiais descartáveis e acabar com a poluição provocada pelo plástico. A cada pessoa abordada nesta campanha é oferecido um saco de compras reutilizável, uma excelente alternativa aos sacos de plástico.

Esta ação de sensibilização dirigida à população em geral decorreu já na Feira dos Quatro, em Arrifana, na Feira Semanal de Lourosa e de Santa Maria de Lamas, prosseguindo agora na Feira Semanal de Paços de Brandão, no dia 18 de dezembro de manhã, e, em Canedo, durante a tarde, culminando durante todo o dia 19, na Feira dos Vinte, em Santa Maria da Feira.

A campanha “A Ponta do Iceberg” arrancou em 2020 com ações de sensibilização junto dos alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico de todo o concelho, transmitindo aos mais novos a mesma mensagem, fazendo-a chegar, através deles, às suas famílias. Já em novembro de 2021 e no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos as ações foram direcionadas aos colaboradores da Câmara Municipal. Para marcar estas ações de sensibilização foram distribuídas garrafas de água reutilizáveis.

Publicado a 15.12.2021