Festa das Fogaceiras 2024


Na essência da Festa das Fogaceiras, encontramos a alma de Santa Maria da Feira e das suas gentes. Mais do que um evento é a celebração viva da nossa identidade coletiva, um legado que carregamos com orgulho ao longo dos séculos e que simboliza a devoção, a tradição, a união.

Continuamos juntos a fortalecer os laços que nos ligam ao passado e a escrever a história que moldará as gerações vindouras.

Emídio Sousa
Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

 

A Festa das Fogaceiras é muito mais do que uma tradição com 519 anos. É uma celebração da força da comunidade, da sua resiliência e da permanente construção de uma identidade coletiva que é única e eterna.

No dia 20 de janeiro, as 250 meninas vestidas de branco, com cintas coloridas e de fogaça à cabeça que desfilam no cortejo cívico e na Procissão, renovando o voto a S. Sebastião, formam um quadro que desperta sentimentos ímpares a todos os que participam e testemunham esta mostra de devoção.

A emoção vivida neste dia não se limita aos feirenses, estende-se aos milhares de visitantes que nesta altura do ano “inundam” Santa Maria da Feira e a tantos outros que assinalam esta tradição pelo mundo fora.

O programa cultural que se celebra ao longo do mês de janeiro é uma ode à riqueza artística e ao património da região. São propostas para todos os públicos, da música ao teatro, passando pela gastronomia onde a Fogaça da Feira assume o protagonismo, até às exposições e workshops, numa demonstração da diversidade que enriquece a Festa das Fogaceiras. São manifestações artísticas que proporcionam experiências únicas e envolventes.

A Festa das Fogaceiras é um legado cultural que atravessa gerações, uma herança de devoção e identidade que se renova a cada ano. É a expressão sentida de respeito e pertença a tradições que fazem a História de Santa Maria da Feira.