Ponto Fogaça
Este é um projeto que nos é especial e que abrimos à nossa comunidade. Chamamos-lhe Ponto Fogaça. Porque é um ponto de encontro e de partilha onde o ponto de tricô aconchega uma tradição secular.
Com a participação voluntária de aficionados pela arte de tricotar, vamos produzir artesanalmente casacos de lã, imaculadamente branca, para agasalhar meninas que vão desfilar na Festa das Fogaceiras, a 20 de janeiro.
O Ponto Fogaça iniciou com um grupo de funcionárias municipais que aceitaram o desafio de coordenar o projeto e tricotar, oferecendo o seu tempo livre e de lazer a esta causa. Mas precisamos de mais voluntários.
Este é um projeto em construção, que terá continuidade em futuras edições. Por isso, daremos prioridade aos casacos destinados às fogaceiras mais pequeninas, as mais vulneráveis ao frio.
Mediante a adesão e o envolvimento da comunidade, poderemos ir mais longe. Mas sem pressas e sem pressões, sempre com o compromisso de um trabalho honroso.
Acima de tudo, pretendemos que este seja um bonito exemplo de envolvimento das nossas gentes e uma genuína demonstração de comunidade.
Disponibilizaremos os materiais necessários [agulhas, lã e moldes] e prestaremos os esclarecimentos necessários a quem se envolva neste projeto, que requer experiência e conhecimento na arte do tricô.