ESPAÇOS LOCAIS DE PROXIMIDADE


Beneficiário Final: Município de Santa Maria da Feira.

Destinatários: Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade múltipla. Agregados familiares de adultos ativos em situação de severa fragilidade sócio económica.

Tendo como objetivo específico a regeneração física, económica e social de áreas mais carenciadas, das comunidades desfavorecidas e respetivos equipamentos de utilização coletiva para a promoção da inclusão social, esta Operação pretende dinamizar, na linha das “One Stop Shop”, uma intervenção concertada que possa minimizar os problemas de cada um, encontrando-se respostas globais, diminuindo os tempos de resposta e qualificando a própria intervenção. Pretende-se, assim, garantindo o acesso, num espaço único, aos recursos, aos direitos, aos bens e aos serviços, bem como promover a igualdade de oportunidades de participação social numa sociedade com melhor qualidade e coesão social.

A operação individual “Espaços Locais de Proximidade” define-se, no global, como uma matriz de ação estratégica de prevenção de riscos nas áreas mais vulneráveis e educação comunitária para o risco, requalificando e promovendo a animação de espaços públicos, integrando, em si, iniciativas e ações cujos objetivos se prendem pela promoção da coesão social, o bem-estar e a solidariedade comunitária, numa proposta conjunta de requalificação física, sensibilização ambiental e dinamização social.