Sequoia
Nome científico
Sequoia sempervirens (D. Don) Endl.
Nome comum
Sequoia, Sequoia-sempre-verde
Família
Cupressaceae
Descritor
(D. Don) Endl. [David Don (1799–1841), Stephan Ladislaus Endlicher (1804–1849)]
Tipo de origem
Alóctone
Origem
América do Norte (costa do Pacífico dos Estados Unidos da América, desde o sudoeste do Oregon até ao sul de Monterey na Califórnia).
Descrição da espécie
A Sequoia sempervirens é uma árvore perenifólia de grande porte, que pode atingir mais de 100 m de altura no seu habitat natural. A copa tem um formato piramidal quando jovem, tornando-se colunar, de topo achatado e com ramos pendentes na maturidade. O tronco, grosso e direito, encontra-se revestido por uma casca castanho-avermelhado-escura, espessa, esponjosa, desprendendo-se em placas irregulares, revelando as fibrosas camadas inferiores, de cor laranja-avermelhada. As folhas, de 6 a 30 mm de comprimento e 2 mm de largura, são simples, aciculares, de cor verde-escura na página superior e com duas bandas estomáticas, esbranquiçadas, na página inferior. Inserem-se de forma oposta nos ramos, em duas filas achatadas, e em espiral nos ramos superiores, tomando a forma de escama ou agulha. A floração ocorre entre janeiro e março, sendo as inflorescências masculinas pequenos cones de cor amarelada, ovoides, de 2 mm de comprimento, na parte terminal dos ramos, solitários ou em pares. O fruto é uma pequena pinha globosa a ovoide, de 1,8 a 2,5 cm de comprimento, de cor verde no início e castanha na maturação. As sementes, 3 a 7 por escama, são aladas e com cerca de 1,5 mm de comprimento.
Observações
A árvore mais alta do mundo, com 115,7 m de altura, é uma Sequoia sempervirens de seu nome Hyperion, descoberta em 2006 no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia. São árvores de grande longevidade, podendo atingir mais de 3,000 anos de idade, muito em parte devido à sua casca esponjosa e fibrosa, que as protege dos incêndios florestais. O nome do género, Sequoia, foi atribuído à espécie pelo botânico e linguista austríaco Stephan Ladislaus Endlicher, possivelmente em homenagem a Sequoyah (1770–1843), criador de um silabário Cherokee. O restritivo específico sempervirens significa sempre-verde. É a árvore estadual da Califórnia, juntamente com a Sequoiadendron gigantea (sequoia-gigante).
Legenda: Sequoia
Legenda: Sequoia (fruto)
Legenda: Sequoia
Legenda: Sequoia (sementes)