Município no encerramento de campanha europeia na Suécia

 

A cidade sueca de Botkyrka (Estocolmo) foi palco de uma ação coletiva de arte pública para assinalar a conclusão da campanha europeia de sensibilização “Be Everything Belong”. Este evento, apoiado pela Plataforma Inside Out em nome da interculturalidade e inclusão, contra todas as formas de ódio e discriminação, idealizada pelo artista francês JR, marcou o momento final do projeto NET-IDEA.

Desde 2022 que Rede Portuguesa das Cidades Interculturais – RPCCI tem vindo a desenvolver o projeto NET-IDEA (Network of European Towns for Interculturalism, Diversity, Equality e Anti-Discrimination), que pretende reforçar o papel das autarquias/autoridades locais na promoção da diversidade, da interculturalidade, da anti discriminação e da inclusão das minorias, com base numa parceria transnacional entre organizações da sociedade civil (OSC) e municípios de seis países europeus: Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e Polónia.

Em Portugal participam Braga, Santa Maria da Feira e Vila Verde. O projeto NET-IDEA é coordenado pelo ICEI – Istituto Cooperazione Economica Internazionale, uma ONG italiana especializada em projetos relacionados com a interculturalidade e antidiscriminação, reunindo a Rede Portuguesa das Cidades Interculturais da qual Santa Maria da Feira faz parte, a rede análoga espanhola e italiana, uma associação sueca e as cidades de Lublin (Polónia) e Erlangen (Alemanha), envolvendo um total de 16 cidades europeias.

Este evento de Botkyrka teve diversos momentos de trabalhos intensos com conferências, mesas-redondas, visitas de estudo e workshops, e representou o encerramento bem-sucedido da campanha “Be Everything Belong”, destacando-se claramente os esforços coletivos das cidades participantes em promover a interculturalidade, a diversidade, a igualdade e a luta contra a discriminação.

Mais de 130 ativistas de toda a Europa participaram numa grande ação coletiva internacional de arte pública apoiada pelo Inside Out Project em nome da interculturalidade e inclusão, contra todas as formas de ódio e discriminação. Centenas de Jovens de 16 cidades e seis países da Europa, envolvidos no projeto NET IDEA, decidiram "dar a cara", literalmente, para expressar o direito e a vontade de todas as pessoas serem parte integrante das suas comunidades, com todas as suas identidades: sendo 100% quem são – ser tudo o que somos e pertencer!

Este evento internacional representa o culminar do projeto NET IDEA e de todo o trabalho desenvolvido pelas 16 cidades de seis países europeus (Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e Polónia), todos membros do Programa Cidades Interculturais (ICC) do Conselho Europeu, nomeadamente: o evento “Juventude Anti-Rumores 2023”, realizado em Outubro de 2023 em Lublin, Polónia; atividades posteriores de photovoice realizadas pelos jovens alunos das escolas locais, onde, através desta metodologia participativa recorrendo à fotografia, se procurou encontrar os pontos de pertença na comunidade, tal como os locais onde esta pertença é menos sentida; e exposições locais (em Santa Maria da Feira decorreu no Agrupamento de Escolas de Arrifana), públicas e gratuitas, onde foram exibidas as fotos tiradas por jovens (realizadas entre março e abril de 2024). Pretendeu-se, assim, contribuir para uma reflexão local sobre identidade e como se pode promover uma cidade à qual todas as pessoas sentem que pertencem.

Algumas das iniciativas deste projeto vão ter continuidade através de atividades que cada uma das cidades está já a desenvolver, tais como: formação interna em Competências Interculturais a técnicos das câmaras municipais e mais itinerâncias das exposições locais noutros pontos da cidade. O evento “Juventude Anti-Rumores” está previsto acontecer todos os anos a partir de agora.

O Município de Santa Maria da Feira como entidade parceira deste projeto foi representado pelo vereador do Pelouro Ação Social, Saúde, Proteção Civil e Bem-estar Animal, Vítor Marques, e por Roberto Carlos Reis, responsável do Espaço Migrações, juntamente com um aluno da Escola de Arrifana, Luiz Rodriguez. A delegação feirense participou de forma ativa em todos os momentos dos trabalhos e, com base nos resultados deste evento final, deu o seu contributo para a publicação de uma brochura sobre “Interação Intercultural & Novas Narrativas para construir um novo sentimento de pertença – uma coleção de histórias, boas práticas e sugestões”, que se vai constituir num guia para indivíduos e organizações em direção à excelência no interculturalismo, diversidade, igualdade e antidiscriminação.

Com base nas ricas experiências e resultados do NET-IDEA e não só, esta brochura promete ser uma viagem inspiradora e colaborativa em direção a uma mudança positiva. O vereador Vítor Marques teve ainda oportunidade de dialogar com o vereador da Câmara Municipal de Botkyrka, Dag Ahlse, responsável pelo Pelouro dos Direitos das Crianças, bem como participar na inauguração oficial da exposição de fotografias em conjunto com a presidente da Câmara Municipal de Botkyrka Stina Lundgren, após a realização do flashmob Be Everything Belong.

Estas exposições integram mais de 130 retratos (tamanho 90 x 130 cm) dos jovens e foram afixados nas paredes do Hallunda Folkets Hus, um dos maiores centros culturais da Suécia, localizado na cidade de Botkyrka, perto de Estocolmo, que se tornou um modelo a nível mundial para as boas práticas em termos de inclusão social e intercultural.

Projeto NET-IDEA

O Projeto NET-IDEA tem promovido a formação em competências interculturais para profissionais dos municípios, nomeadamente os servições relacionados com as migrações e minorias, partilhando boas-práticas entre as cidades envolvidas, acrescentando-se ações de sensibilização locais, que envolvam os jovens na reflexão sobre inclusão e discriminação, bem como a promoção de uma campanha de comunicação internacional.

As ações previstas e já realizadas pelo Município de Santa Maria da Feira, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), foram: participação no inquérito sobre interculturalidade; participação numa reunião transnacional em Barcelona, na qual estiveram dois representantes do CLAIM de Santa Maria da Feira que prepararam e partilharam documentos de boas práticas (conteúdos de aprendizagem – Língua Portuguesa, exercícios e materiais pedagógicos –aprendizagem do Português e guia de boas-vindas a cidadãos estrangeiros); participação de 2 técnicos do CLAIM de Santa Maria da Feira na formação em competências interculturais (4 módulos online em sessões síncronas – total 12h – e atividades assíncronas) em fevereiro e março de 2023; participação na reunião transnacional em Erlangen, na qual esteve um representante do CLAIM de Santa Maria da Feira. Aqui foi discutida a implementação do curso de formação em competências interculturais. Debateu-se ainda como seria a comunidade de práticas nacional e como é que as cidades portuguesas decidiram realizar um workshop em competências interculturais para 15 jovens por cidade; dois dias de formação em multimédia e discriminação para 15 jovens (abril 2023), tendo o CLAIM de Santa Maria da Feira promovido esta formação no Agrupamento de Escolas de Arrifana, seguindo-se a participação no Youth Summit em Lublin (capital europeia da juventude 2023), sob a o tema “Juventude Anti Rumores 2023”, de 3 jovens portugueses, (Luiz Rodrigues do Agrupamento de Escolas de Arrifana, representou o Município).

Deste evento, resultou um Manifesto intitulado «Jovens pela Diversidade e Pensamento Crítico», que partiu do pressuposto de que as novas gerações são o futuro e que estas têm a capacidade de transformar o mundo num lugar onde a diversidade e a verdade são valorizadas enquanto aspetos fundamentais das sociedades democráticas.

O manifesto foi criado por jovens e para jovens. Conscientes dos danos da desinformação e dos rumores, eles criaram uma mensagem de direitos humanos que encoraja todos a agir contra estereótipos, preconceitos e discriminação. O manifesto propõe que sejam envidados esforços assentes em quatro pilares: Educar e Empoderar; Construir Pontes Interculturais; Agir para a Mudança; Quebrar a Cadeia de Rumores.

Inserida na campanha de comunicação e sensibilização do projeto NET-IDEA, o CLAIM de Santa Maria da Feira promoveu a exposição “O poder através das fotos”, que deu voz ao que um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Arrifana, do 10.º e do 11º ano do Curso de Técnico de Juventude, tinha a dizer no que diz respeito ao seu sentimento de pertença, inclusão e identidade.

A campanha de comunicação e sensibilização deste projeto girou em torno dos conceitos de IDENTIDADE (BE-EVERYTHING) e do SENTIMENTO DE PERTENÇA (BE-LONG), uma vez que as cidades estão em constante mudança e a crescente diversidade torna necessário que acolhamos o mosaico cultural como parte essencial da nossa identidade coletiva. Ainda mais se torna necessária esta abordagem quando persistem situações de desigualdade e discriminação.

O Município de Santa Maria da Feira associou-se a este projeto, deixando claro o seu compromisso para com o fomento da inclusão e relações interculturais e o combate à discriminação. Esta missão foi bem conseguida, através do trabalho de cooperação com jovens do Município a quem foi pedido para escrever novas narrativas dignas de uma sociedade europeia mais inclusiva. Esta exposição inspira-se nos resultados do evento “Juventude Anti-Rumores 2023” e de uma posterior atividade de photovoice realizada com estes jovens, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arrifana, procurando encontrar os seus pontos de pertença na comunidade, tal como os locais onde esta pertença é menos sentida. Pretende-se, assim, contribuir para uma reflexão local sobre identidade e como se pode promover uma cidade à qual todas as pessoas sentem que pertencem.

 

Publicado a 30 de abril de 2024