Filipe Almeida Jesus


Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira


“Candidato-me a “Jovem Autarca” porque acredito no enorme potencial da juventude feirense, que tenho firme desejo de representar e lutar pelos seus ideais.

Revolta-me ver que os jovens não têm voz e são desvalorizados, por isso, de entre várias medidas, apresento três, para garantir:

Primeiro, uma juventude com voz, que se faz ouvir.
Proponho que, antes de cada assembleia de delegados - que será ser convocada com mais frequência -, cada representante se reúna com a sua turma, recolha sugestões e críticas sobre a escola e leve essas ideias à assembleia.
Assim, garantimos a representatividade de todos os alunos. Mas vamos além das escolas - também vamos criar meios para os jovens se poderem fazer ouvir no concelho da Feira.

Segundo, uma juventude ativa, que faz e não deixa por fazer.
Faremos a "Expo da Juventude Feirense", um evento que será realizado pelos alunos e para os alunos, com a realização de workshops de literacia (financeira, política, sexual, etc.), uma feira vocacional com os alunos dos diversos
cursos e profissionais, a presença dos clubes escolares, concertos e muito mais - para celebrarmos juntos o talento e o mérito da nossa juventude.

Terceiro, uma juventude inclusiva, onde todos contam e ninguém fica para trás.
Tomarei ações concretas de apoio a jovens com incapacidades físicas ou psicológicas. Irei combater a violência escolar, integrar jovens em situações vulneráveis ou de vícios e acolher jovens estrangeiros - porque unidos somos fortes.

Jovens, chegou a hora de mudar, não há mais tempo a perder: é hora da voz da juventude erguer!

Comigo, podem crer que isso será possível. Este é o nosso momento de arriscar, de confiar e de projetarmos juntos um futuro que é nosso e que nos espera.

Deem-me uma oportunidade, na certeza de que pela mudança, Filipe é esperança.