ETAR's

As redes de drenagem de águas residuais das bacias de Laje Montante, Laje Jusante e Caster permitem assegurar o transporte e tratamento dos esgotos produzidos pelos cerca de 45 000 habitantes equivalentes das freguesias da Feira, Travanca, Fornos, Souto, Mosteirô e parte de Escapães, Sanfins e Arrifana e estão ligadas, através dos Intercetores de Laje e Cáster e Intercetor Norte, à ETAR Norte (Cacia), sendo, posteriormente, o efluente final lançado no oceano Atlântico através do Emissário Submarino de S. Jacinto, estando a exploração de todas estas infraestruturas, que integram no Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, a cargo da AdCL – Águas do Centro Litoral, S.A.. De igual modo, os sistemas da Remolha, Rio Maior, Silvalde e Beire, que drenam os seus efluentes para as ETAR da Remolha e de Espinho, também explorados pela AdCL, servem uma população de cerca de 56 300 habitantes das freguesias localizadas nas respetivas áreas de influência.

Os sistemas correspondentes à Bacia do Douro, Uima Montante (subsistemas de Vila Maior, Nadais/Pigeiros, Lobão e Ponte de Chã), Uíma Jusante, Aldriz e Inha que ligam, respetivamente, às ETAR de Fiães, Canedo , Argoncilhe e Inha, em servem um conjunto de, 25 400 habitantes das freguesias de Argoncilhe, Caldas de S. Jorge, Canedo, Escapães, Fiães, Gião, Guisande, Lobão, Louredo, Lourosa, Pigeiros, Romariz, Sanguedo, S. João de Ver, Vale e Vila Maior, sendo a sua exploração assegurada pela Indaqua Feira.

Por fim, a drenagem das águas residuais produzidas pelos, cerca de 5 100 habitantes das freguesias de Milheirós de Poiares e parte de Romariz e Arrifana e que integram a bacia do rio Ul/Antuã, cujo destino final é a ETAR do Salgueiro, localizada em Oliveira de Azeméis, está assegurada pelo sistema de tratamento de águas residuais (STAR), gerido pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria.

                                                                                               Mapa do Concelho com localização das ETAR's