Domingo, 07 de dezembro
16h00 · Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas, construída nos séc. XIX e XX, remonta ao período medieval. Ao longo dos séculos o edifício passou por várias modificações e ampliações.
Arquitetonicamente, a igreja combina diversos estilos, ao incluir elementos românicos, góticos, barrocos e neoclássicos. A fachada da igreja é imponente, com uma torre sineira e detalhes decorativos em pedra. O interior é ricamente decorado com altares elaborados, talha dourada e representações religiosas.
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas permanece um ponto essencial para a vida religiosa da freguesia. A sua localização central e a riqueza de detalhes arquitetónicos tornam esta igreja um ponto de interesse para quem deseja explorar a história e a cultura local de Portugal.
PROGRAMA
Jeremiah Clarke (1764 – 1707)
The Prince of Denmark - Marcha
Giulio Caccini (1551 – 1618)
Ave Maria
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Inverno, 2.º andamento
Adolphe Adam (1803 – 1856)
O Holy Night
John Stanley (1712 – 1786)
Trumpet Voluntary
Franz Gruber (1787 – 1863)
Noite Feliz
Tradicional Inglês
The First Noel
Henry Purcell ( ? – 1695)
Sonata em Ré Maior
› Allegro
› Adagio
› Allegro
John Wade (1711 – 1786)
Adeste Fideles
Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)
Joy to The World
J.S.Bach (1685-1750)
Prelúdio Coral “Jesus, meine Zuversicht”
Fuga em Dó Maior BWV 952
Carlos Seixas (1704- 1742)
Sonata em Dó Maior
› Allegro
› Adágio
› Minuete
Frei José da Madre de Deus (Séc.XVIII)
Fuga em Ré Maior
Dietrich Buxtehude (1637- 1707)
Fuga em Sol Maior
Léon Boellmann (1862- 1897)
Elevation
Johann C. F. Fischer (1656- 1746)
Chaconne em Fá Maior
Johann Pachelbel (1653- 1706)
Allein Gött in der Höh Sei Herr
Fuga em Ré maior
Beno Majer (1736- 1818)
Sonata em Dó Maior nº11
Marcos Portugal (1762- 1830)
Sonata para Órgão
O órgão da Igreja Paroquial de Lamas | Igreja de Santa Maria é proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, um dos organeiros mais famosos na Europa do Séc. XIX. Tudo indica tratar-se do órgão de tubos encomendado pela Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos para a Igreja do Bom Jesus.
Através de uma pequena placa colocada numa lateral da caixa do órgão podemos concluir que este instrumento foi oferecido por Rosa Amorim no Natal de 1965.
Trata-se de um instrumento completamente mecânico com cinco registos, um manual e uma pequena pedaleira acoplada. Este instrumento está dotado de meios registos, ou seja, cada um está dividido entre parte esquerda e direita do manual, o que permite alargar as possibilidades sonoras.
(Dados cedidos pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz)
Natural de Fiães, Rui Soares é organista e cravista. Ingressou, aos 14 anos, na Escola dos Ministérios Litúrgicos do Porto. Concluiu com nota máxima o curso de Órgão no Conservatório Regional de Gaia e frequentou o curso livre de Cravo da ESMAE. É licenciado em Música Sacra, com distinção Cum Laude, pelo Conservatório de Amesterdão. Gravou vários CD’s, entre os quais O Órgão Arp-Schnitger de Moreira da Maia (2022) e Pedro Araújo Organ Works (2024), pela Brilliant Classics.
É organista titular da Igreja dos Clérigos, membro fundador do quarteto Gaudium Vocis e fundador do grupo Mvsica Antiqva Porto.
Manuel Luís Ferreira de Azevedo licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com David Burt e Steven Mason. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Atuou como solista na ópera de Gian Carlo Menotti, sob direção de Gaetano Soliman.
Gravou o CD Órgão e Trompete com Rui Soares e interpretou o Concerto de Arutiunian com a Banda Sinfónica do Conservatório do Porto.
Foi júri do Concurso de Trompetes da Póvoa de Varzim. Leciona Trompete no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música de Santa Maria da Feira.
É maestro da Banda Musical de Souto, da Orquestra da Tuna de Lamas e da Orquestra Milheiroense.
Foi condecorado pela Junta de Freguesia de S. Miguel de Souto pelo contributo à cultura local.
Natural de Fiães, Fabiana Magalhães iniciou os estudos musicais aos 7 anos e, aos 11, ingressou na Academia de Música de Paços de Brandão, onde concluiu o curso complementar em 2005. É licenciada em Canto pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, tendo estudado com António Salgado e Ana Sofia Serra.
Participou em masterclasses com Fernanda Correia, Susan McCulloch e Renee Harp. Em 2009 frequentou o Curso de Verão de Música Antiga do Conservatório de Amesterdão e, a partir de 2011, foi aluna de Pierre Mak. É fundadora do Colégio de Música de Fiães e membro do grupo Gaudium Vocis. Como intérprete, apresentou-se a solo em Portugal, na Bélgica, em Itália, na Holanda e na França.
Violinista e violetista, Rogério Monteiro iniciou-se na música aos 11 anos, estudando no Conservatório de Música do Porto e depois na ESMAE. Colaborou com diversas orquestras, ensambles modernos e de música antiga, trabalhando com maestros nacionais e internacionais. Atuou em França, Espanha e Brasil, e integrou projetos de música ligeira e comercial.
É membro dos grupos Mvsica Antiqva Porto, Blossom Quartet, Orquestra Poema e fundador do 4teto Àcorda. Tocou com artistas como Matias Damásio, Luís Represas, Nuno Guerreiro e Maria João. Leciona desde 2000 e ensina atualmente em várias escolas, incluindo o Colégio Efanor.