Domingo, 17 de novembro
16h00 · Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas, construída nos séc. XIX e XX, remonta ao período medieval. Ao longo dos séculos o edifício passou por várias modificações e ampliações.
Arquitetonicamente, a igreja combina diversos estilos, ao incluir elementos românicos, góticos, barrocos e neoclássicos. A fachada da igreja é imponente, com uma torre sineira e detalhes decorativos em pedra. O interior é ricamente decorado com altares elaborados, talha dourada e representações religiosas.
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas permanece um ponto essencial para a vida religiosa da freguesia. A sua localização central e a riqueza de detalhes arquitetónicos tornam esta igreja um ponto de interesse para quem deseja explorar a história e a cultura local de Portugal.
PROGRAMA
F. Capocci (1840 – 1911)
Preludio
V. Petrali (1830 – 1889)
Pastorale per l’elevazione
C. Franck (1822 – 1890)
Offertoire sur un noël breton
L. F. Casamorata (1807 – 1881)
(Retirado da “Messa Per Organo”)
Preludio
Elevazione
Comunione
L. J. A. Lefébure-Wély (1817 – 1869)
Marche em Fá Maior Op. 38
Élevation em La♭ Major Op. 38
Boléro de Concert Op. 166
M. E. Bossi (1861 – 1925)
Redemption Op. 104 N.5
L. Vierne (1870 – 1937)
Berceuse
A.Esposito (1913 – 1981)
Preludio “Asperges Me”
O Dulcis Virgo Maria
Finale em Ré menor
J.S.Bach (1685-1750)
Prelúdio Coral “Jesus, meine Zuversicht”
Fuga em Dó Maior BWV 952
Carlos Seixas (1704- 1742)
Sonata em Dó Maior
› Allegro
› Adágio
› Minuete
Frei José da Madre de Deus (Séc.XVIII)
Fuga em Ré Maior
Dietrich Buxtehude (1637- 1707)
Fuga em Sol Maior
Léon Boellmann (1862- 1897)
Elevation
Johann C. F. Fischer (1656- 1746)
Chaconne em Fá Maior
Johann Pachelbel (1653- 1706)
Allein Gött in der Höh Sei Herr
Fuga em Ré maior
Beno Majer (1736- 1818)
Sonata em Dó Maior nº11
Marcos Portugal (1762- 1830)
Sonata para Órgão
O órgão da Igreja Paroquial de Lamas | Igreja de Santa Maria é proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, um dos organeiros mais famosos na Europa do Séc. XIX. Tudo indica tratar-se do órgão de tubos encomendado pela Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos para a Igreja do Bom Jesus.
Através de uma pequena placa colocada numa lateral da caixa do órgão podemos concluir que este instrumento foi oferecido por Rosa Amorim no Natal de 1965.
Trata-se de um instrumento completamente mecânico com cinco registos, um manual e uma pequena pedaleira acoplada. Este instrumento está dotado de meios registos, ou seja, cada um está dividido entre parte esquerda e direita do manual, o que permite alargar as possibilidades sonoras.
(Dados cedidos pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz)
Estudou Órgão e Composição no Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma; Piano no Istituto Musicale Pareggiato “F. Vittadini”, em Pavia, e Composição no Con servatório “L. Cherubini”, em Florença. Desde novembro de 2012 é organista titular da Catedral de Florença.
Tem vindo a realizar uma brilhante e intensa atividade com mais de 200 concertos em Itália, na França, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Holanda, no Chipre, na Polónia, em Espanha, na Suécia, Suíça e na Hungria.
Em novembro de 2015 foi organista da Convenção Eclesial Nacional “Florença 2015”, tocando durante a visita do Papa Francisco à cidade de Florença.
É professor de Órgão e Teoria e Solfejo na Escola de Música de Fie-sole.
Desde março de 2024, é professor do Conservatório “G. Rossini” de Pésaro.