Com o início do ano hidrológico (outubro), aumenta a probabilidade de tempo instável e a ocorrência de inundações em algumas zonas.
As primeiras chuvas de outono são, geralmente, responsáveis pelo transporte de resíduos diversos, como folhas e lamas, que se acumulam junto às sarjetas e sumidouros, comprometendo o normal escoamento das águas.
De forma a minimizar os danos causados por este tipo de situações, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) recomenda a adoção das seguintes medidas:
› Cada cidadão deve tomar uma atitude proativa, assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais existentes nas suas propriedades;
› Limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens;
› Repor coberturas de edifícios em obras;
› Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas, limpeza de sarjetas e caleiras dos telhados das habitações;
› Revisão dos sistemas de bombagem;
› Desobstrução das linhas de água;
› Limpeza de linhas de água e resíduos sólidos urbanos;
› Recolha dos detritos resultantes do corte de salvados das áreas ardidas e das atividades agrícolas e florestais existentes.
Todas as situações de perigo/risco detetadas devem ser sinalizadas através da Linha de Emergência da Proteção Civil Municipal 800 207 708 (número verde gratuito disponível 24h por dia).