angle-left Nova EB Feira Centro marca início do Roteiro de Proximidade sobre Educação

A nova EB Feira Centro vai dispor de 16 salas de 1º ciclo do Ensino Básico e 4 salas do Ensino Pré-Escolar, entre outras valências como refeitório, sala polivalente/auditório, biblioteca, sala do futuro, entre outras, num investimento de 13 milhões de euros. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai igualmente reabilitar o Pavilhão Gimnodesportivo, ficando preparado para ser utilizado por toda a população.

O lançamento do concurso público até ao final deste ano de 2024 para a construção da EB Feira Centro nas antigas instalações da EB 2, 3 Fernando Pessoa, obra há muito aguardada pela comunidade educativa feirense, marcou o arranque de mais uma Roteiro de Proximidade dedicado à Educação.

Com este novo Centro Escolar da Feira, no coração da cidade, “garantimos um ainda melhor serviço educativo, contribuímos para uma maior motivação da comunidade escolar e dotamos o território com mais equipamentos desportivos que serão partilhados com a comunidade, naturalmente, fora do horário letivo”, vincou Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Durante a descrição do projeto ao corpo diretivo do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, na primeira visita de trabalho do Roteiro de Proximidade dedicado à Educação, o autarca revelou que a nova escola será “uma referência de arquitetura a nível nacional e marcará o centro da cidade de Santa Maria da Feira”.

Em simultâneo com esta empreitada será também construída uma rotunda no entroncamento entre a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e a Rua Ferreira de Castro que irá contribuir para uma maior fluidez de trânsito naquela zona da cidade.

Após um primeiro roteiro dedicado às freguesias, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira dá continuidade aos Roteiros de Proximidade, agora centrando-se na Educação, contactando de perto com a realidade de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho. “A proximidade é o caminho que quero seguir na Educação, tal como noutras áreas da governação municipal, porque só sendo profundo conhecedor das realidades do nosso território podemos construir as melhores políticas educativas municipais”, vincou Amadeu Albergaria.

Depois da visita de trabalho ao Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, a 16 de outubro, o edil, acompanhado pelo vereador da Educação e por técnicos municipais, prossegue este périplo pelos restantes oito agrupamentos até ao final deste mês de outubro.

Publicado a 17 de outubro de 2024