“A Inteligência Artificial em Educação – Oportunidades e Desafios” e “O Meu Filho Aguenta o Articulado?” são os temas dos dois principais painéis das XVIII Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira que decorrem nos dias 15 e 16 de novembro, na Biblioteca Municipal, e contam com conceituados oradores para partilhar as suas experiências e conhecimentos com os agentes educativos.
Durante dois dias – 15 e 16 de novembro – a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai ser um espaço privilegiado para debater conceitos e partilhar experiências, contribuindo para a reflexão sobre um conjunto abrangente de temáticas, rumo “À Escola que temos, à Escola que queremos”.
O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, dará o arranque para estes dois dias de debate e reflexão abertos à participação de todos os agentes educativos: professores, pais e encarregados de educação.
No dia 15, os trabalhos têm início com as comunicações de Ana Amorim, da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto, e do Vereador da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, centradas nos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar. O painel “Inteligência Artificial em Educação – Oportunidades e Desafios” conta com a moderação do jornalista da RTP, Daniel Catalão, e a participação de Miguel Oliveira, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e de Marco Bento, Investigador em Tecnologia Educativa, com as temáticas “Elefante na Sala” e “O dIAbo da Inteligência Artificial”, respetivamente.
O período da tarde está reservado a três workshops para profissionais. “Saúde Mental do Professor: Ferramentas de Mindfulness para o Bem-Estar”, por Psikontacto, Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica; “Perfil do Profissional do Futuro: Como Preparar os Alunos para os Desafios Atuais e Futuros”, por João Faria de Almeida, RH Bosh, e “Um Guia Essencial de IA para Educação”, por Cláudia Meirinhos, professora especialista em IA em Educação.
O programa de sábado, 16 de novembro, tem como temática principal “O Meu Filho Aguenta o Articulado?”. Durante toda a manhã, vários convidados vão encontrar respostas às seguintes perguntas: São os alunos que decidem ir para o Ensino Articulado?, Qual o papel dos pais na escolha do Ensino Articulado?, Como a escola integra o ensino articulado no currículo geral? e Que competências as academias esperam dos seus alunos?
As Jornadas da Educação – Da Escola que temos, à Escola que queremos são organizadas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Publicado a 13 de novembro de 2024