Muitos dos alunos, em situação económica mais desfavorecida, deparam-se com a necessidade de internet e computadores fundamentais para a continuidade deste ano letivo, no atual contexto de pandemia. Na defesa da equidade no acesso à Educação de todas as crianças e jovens do concelho de Santa Maria da Feira, a Câmara Municipal suprime estas dificuldades.
Termina a 27 de abril, a entrega gratuita de 800 hotspots de acesso à internet a todos os alunos carenciados, num investimento municipal que ronda os 50 000 euros, assegurando-se, desta forma, ”a igualdade no acesso a um bem que para nós é essencial: a Educação”, aponta o edil feirense, Emídio Sousa, acrescentando que a Educação tem sido uma aposta estratégica do Município, “quer através da melhoria contínua das condições de aprendizagem, quer na dinamização de projetos diferenciadores. Mantemos a mesma estratégia, mas estamos a readapta-la à nova realidade”.
Relativamente aos computadores, no Município de Santa Maria da Feira todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Maria da Feira dispõem já de tablets e computadores oferecidos pela Câmara Municipal. O problema reside nos restantes níveis de ensino – 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário – que não são da responsabilidade direta da autarquia.
A solução encontrada pela Câmara Municipal foi adquirir os computadores disponíveis no imediato no mercado, e encetar contactos junto de empresas do concelho que ajudassem a suprimir esta carência dos alunos feirenses. Neste âmbito, estão já a ser entregues aos agrupamentos um total de 300 computadores, que serão entregues, a título de empréstimo a todos os alunos que deles necessitam e cujas famílias não dispõem das condições financeiras para os adquirir.