angle-left Envolvimento da Viagem Medieval extravasa limites da cidade da Feira

Casulo da Miquinhas, Cort’Arte Cabeireiros e Ótica Alcaide são os três premiados do concurso “Estabelecimento Medieval Oficial 2024”, no âmbito do projeto Envolver da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Nesta edição do projeto, 85 estabelecimentos comerciais não só da cidade de Santa Maria da Feira, mas também de fora dos seus limites geográficos, aceitaram o desafio da organização para decorar as suas montras e fachadas à época medieval.

O público é soberano e, em resultado das votações online, escolheu a sua montra favorita: a da loja de moda feminina, em Travanca, Casulo da Miquinhas. Cort’Arte Cabeleireiros e Ótica Alcaide ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, surpreendeu cada um dos proprietários, na manhã de sábado, 3 de agosto, com uma visita e entrega dos prémios e dos certificados.

O autarca felicitou os vencedores e agradeceu a participação de todos os que contribuem para o espírito medieval que o território vive por esta altura. “O projeto assume-se como mais um momento de envolvimento da comunidade num evento com a projeção e notoriedade da Viagem Medieval, sendo também uma oportunidade para dar maior visibilidade ao nosso comércio local que com criatividade “veste” as suas montras à época”

Sandra Ferreira é o rosto da Casulo da Miquinhas. Foi a primeira vez que participou e logo na estreia ocupou o primeiro lugar. “Fê-lo com muito carinho e por amor à Viagem Medieval e à terra”. É uma loja de moda feminina e foram apenas mãos femininas – a própria, a irmã e as duas filhas – que idealizaram e deram forma à montra que surpreendeu o público.

O Cort’Arte Cabeleireiros também não está no centro da cidade, o que não impede Filipa Leite de participar. Os selos de Estabelecimento Medieval Oficial visíveis na entrada são a prova do envolvimento constante: “decoramos o nosso espaço desde 2010 e fazemo-lo porque gostamos, mas também porque as nossas clientes apreciam e incentivam a nossa participação”.

O terceiro lugar foi ocupado pela Ótica Alcaide, no centro de Santa Maria da Feira. Micaela Oliveira é também uma assídua participante e revela que a Viagem Medieval “é um dos eventos que mais aprecio e o envolvimento de todos é bom para cada um de nós e para a cidade”, frisou.

758 foi o número de estabelecimentos comerciais visitados nesta edição do projeto Envolver, tendo sido validadas 85 candidaturas Todos os estabelecimentos envolvidos receberam ofertas de participação e os três mais votados foram contemplados com vários prémios, para além de receberam o título ‘Estabelecimento Medieval Oficial 2024’.

Publicado a 04 de agosto de 2024