angle-left Encontro de Artes Performativas traz 37 artistas de quatro países ao Imaginarius Centro de Criação

O Imaginarius Centro Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, prepara-se para acolher uma semana de intensa atividade artística, dinamizada por 37 criadores de quatro nacionalidades, sendo os últimos quatro dias de programação abertos à comunidade, com 18 atividades calendarizadas para o público. O 2º Encontro de Artes Performativas terá lugar entre 1 e 7 de setembro, na blackbox, nave central e praça do ICC, com propostas que entrecruzam a dança com diferentes áreas de criação, investigação, formação e pensamento, nomeadamente concertos, performances, workshops e apresentação de um livro.

O evento é organizado pelo Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), em parceria com o Município de Santa Maria da Feira e Direção-Geral das Artes (DGArtes), sendo gratuita a participação nas atividades abertas à comunidade, mediante inscrição prévia, através do email encontrodeartesperformativas@gmail.com.

Com uma periodicidade bienal, o Encontro de Artes Performativas nasceu em 2020, durante a pandemia, em formato online, e teve a sua primeira edição presencial em 2022, com o propósito de juntar em Santa Maria da Feira artistas e investigadores de diferentes geografias e diversas áreas da criação para entrecruzar conhecimentos e interesses em torno da dança e das artes performativas.

Nesta segunda edição, o BCN centra-se no conceito de liberdade enquanto trabalho em progresso, interligando-o com as ideias de resistência, revolução, comemoração, participação e cidadania.

A companhia pretende indagar que liberdade é esta que hoje ostentamos, como é que a conquistámos (ou quem a conquistou por nós) e que desafios se nos impõem para a sua manutenção.

Dos 37 artistas participantes neste encontro, todos eles com percursos artísticos relevantes, o BCN destaca a participação de Miguel Pereira, coreógrafo internacional com uma carreira extraordinária, que reserva toda a semana para participar neste projeto; Joclécio Azevedo, coreógrafo, professor com um longo e sólido percurso artístico; Ana Dinger, investigadora, que vai partilhar a sua pesquisa sobre o arquivo da primeira bailarina e professora portuguesa Margarida de Abreu; o músico Fernando Mota; e Diogo Sottomayor, professora na Faculdade de Medicina e investigadora de Belas Artes, que vai acompanhar todo o encontro e produzir textos que posteriormente serão divulgados publicamente.

“É de uma extrema generosidade que, perante as condições oferecidas, venham a Santa Maria da Feira partilhar o seu trabalho e acompanhar o trabalho dos outros artistas”, sublinha o BCN.

Desde 2007 que o Ballet Contemporâneo do Norte está sediado em Santa Maria da Feira e desde 2011 que a bailarina Susana Otero assume a direção desta companhia, organizando a sua atividade em torno de seis eixos estruturantes: criação, produção e difusão de trabalhos coreográficos; desenvolvimento da sensibilidade e pensamento crítico das populações (Serviço Educativo); contribuição para a qualificação e coesão social (projetos comunitários); descentralização; formação de novos artistas; inovação e experimentação.

O objetivo central desta estrutura artística é efetivar a sua atividade no campo da produção, promoção e educação na área das artes performativas, em especial na criação coreográfica, segundo princípios de equidade, correção, rigor e clareza. Simultaneamente, visa convocar práticas artísticas emergentes da responsabilidade de agentes laboral e financeiramente mais frágeis, apostando na criação contemporânea experimental e em criadores com percursos artísticos distintos.

O BCN é apoiado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ao abrigo de protocolos de programação plurianuais, trabalhando em estreita colaboração com os equipamentos, equipas e públicos do Município, designadamente do Cineteatro António Lamoso e Imaginarius Centro de Criação.

Publicado a 27 de agosto de 2024.