Parque das Ribeiras do Uíma

O Parque das Ribeiras do Uíma é um espaço cuja conceção e gestão procura o equilíbrio entre as várias exigências, respeitando os valores fundamentais da solidariedade, da liberdade e da equiparação de oportunidades, e que tenta quebrar as principais barreiras que perturbam a mobilidade a todo e qualquer cidadão.

Neste Parque, que se pretende inclusivo, também as pessoas com deficiências visuais podem usufruir do espaço através das interpretações dos painéis informativos existentes ao longo dos percursos.

Os locais onde se encontram os painéis informativos são identificados pela existência de uma alteração no piso em madeira que passa de rugosa a lisa, com as palavras Rio Uíma escritas em braile no chão. Esta alteração do piso indica que na extremidade existe informação disponível. Cada painel tem uma letra ou número em braille que corresponde a um ficheiro audio disponível nesta página, que pode ser diretamente descarregado ou gravado antecipadamente.

O Posto de Turismo de Santa Maria da Feira tem disponível uma brochura do local em braille.
A existência de um parque geriátrico e de um campo de Boccia, destinados não só aos seniores, mas a toda a população, adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, permite o desenvolvimento de algumas capacidades físicas (força superior, média e inferior, flexibilidade e agilidade), bem como a mobilização de diversos grupos musculares e articulações. Estes equipamentos permitem a sua utilização de forma individual ou em grupo, numa dinâmica de convívio e contacto com a natureza.

 

Poderá consultar o site do Parque das Ribeiras do Uíma aqui!