Odisseia Nacional
Santa Maria da Feira é um dos 90 municípios portugueses que integram o périplo da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II que, ao longo de 2023, dissemina a sua atividade artística por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e os municípios.
“A programação desta odisseia procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais. Propõe-se, ainda, relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas”, lê-se na apresentação do projeto.
Em 2023, o Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira, com uma programação que integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas — Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento) e Nexos (formação) — e ainda uma Exposição.
É neste âmbito que, desde meados de fevereiro, uma equipa multidisciplinar do Teatro Nacional D. Maria II trabalha com grupos da comunidade de Santa Maria da Feira para apresentar, nos dias 18 e 19 de março, a instalação artística e percurso interpretativo ‘Observatório dos Rios’.
Esta odisseia integra ainda visitas encenadas ao Cineteatro António Lamoso, dirigidas a grupos escolares, entre 20 a 22 de março, e a apresentação da peça de teatro ‘O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière’, a 25 de março.