capacitar
07 e 14 de julho 2021 // Plataforma Zoom // 16:00 - 19:00
Este ciclo resulta da parceria do Município com a Universidade Católica - Porto através da Área Transversal de Economia Social, na sequência da 1ª Edição da Pós-Graduação em Gestão das Organizações da Economia Social. Pretende-se que seja um contexto de partilha de conteúdos relevantes em temas centrais para as nossas organizações, resultado da auscultação às entidades da Rede Social.
Boas Vindas: Emídio Sousa - Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Facilitadora: Tatiana Mendonça - Técnica de Desenvolvimento Local da ADRITEM
» 07 de julho // 16:00 - 19:00 // Planeamento Estratégico e Gestão de Pessoas nas OES // António Baptista e Ana Luísa Martinho
Que desafios estratégicos enfrentam as organizações da economia social para a sua sustentabilidade e das suas respostas sociais? Que tendências e oportunidades surgiram ou podem surgir no mundo pós covid? Como é que a gestão estratégica de RH, a diversidade de RH nas OES, a política de GDRH em acordo com o ideário da economia social e o foco nas competências podem ser motores para a sustentabilidade e a inovação nas OES? Neste Webinar serão abordados conteúdos para passar da teoria à prática, contribuindo para um eficaz Planeamento Estratégico e Gestão de Pessoas nas OES.
Inscrições até 6 de julho.
Nota biográfica oradores:
António Manuel Reis Batista é consultor na área do planeamento estratégico e avaliação de programas e políticas de desenvolvimento social e educacional a nível nacional. Especialização em abordagens integradas, comunitárias e participativas na área social e educacional. Actualmente, coordena a avaliação de impacto de planos de intervenção regionais nomeadamente o Plano Integrado e Inovador para o Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Formador e investigador na área das metodologias participativas e abordagens de interacção comunitária em redes colaborativas, equipas multidisciplinares integradas.
Ana Luísa Martinho é colaboradora no âmbito da parceria da Associação A3S com a Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social da UCP. Licenciada e mestre em Sociologia, com Título de Especialista em Recursos Humanos e doutoranda de Economia Social pela Universidade de Valência. Tem participado em projetos de investigação e de investigação-ação que versam as temáticas da inserção socio laboral de pessoas em situação de vulnerabilidade, da diversidade e igualdade de género. Docente nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos no Politécnico do Porto, Investigadora nas linhas de Recursos Humanos e Economia Social do CEOS – Centro de Estudos Organizacionais e Social do Politécnico do Porto. Formadora e consultora da Associação A3S, no âmbito de projetos de desenvolvimento organizacional para a Economia Social. Associada fundadora da A3S.
» 14 de julho // 16:00 - 19:00 // Otimização Prática de Recursos e Transparência nas OES // Jorge Mayer e Filipe Pinto
Como otimizar os recursos internos e externos? Como potenciar os ativos, a massa crítica, os serviços, as ferramentas LEAN, as redes, o voluntariado e o encaixe com as empresas em prol da missão das Organizações da Economia Social? Que mecanismos e tipos de mecanismos de transparência e prestação de contas podem as Organizações implementar? Neste Webinar serão abordados conteúdos para passar da teoria à prática, contribuindo para a transparência e boa governação das OES.
Inscrições até 13 de julho.
Nota biográfica oradores:
Jorge Mayer nasceu no Porto, em 1977, é casado, tem 2 filhos. É Engenheiro do Ambiente e Mestre em Economia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha há 20 anos na EDP, inicialmente ligado à área ambiental de novos projetos de geração de energia, e a partir de 2009 na Fundação EDP, tendo sido gestor no terreno do projeto de responsabilidade social no campo de refugiados do ACNUR em Kakuma (Quénia). Foi fundador e gestor do Programa de Voluntariado do grupo EDP, regressando depois à área da Sustentabilidade da EDP Produção onde é responsável pela equipa que gere o Investimento Social e Relações Institucionais da EDP Produção. Foi fundador e voluntário no FASrondas (grupo de ação social ligado ao Jesuítas). Foi membro da direção do Centro Comunitário São Cirilo, que apoia imigrantes no Porto, e à direção da União das IPSS do Porto. É responsável pelas relações institucionais da Plataforma + Emprego, projeto das instituições do Porto que trabalham com as pessoas sem abrigo, e que visa a sua colocação no mercado de trabalho, e que já abrangeu mais de 200 pessoas e gerou mais 80 empregos. Mais info em https://pt.linkedin.com/in/jorge-mayer-917bb09
Filipe Pinto é licenciado em Gestão, mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e doutorando em Economia Social. É membro da equipa da ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e docente de Economia Social nas licenciaturas de Gestão e Economia da Católica Porto Business School. Coordena várias pós-graduações da ATES, onde leciona as disciplinas de Transparência e Prestação de Contas, Boa Governação, Gestão de Ciclo de Projeto, Conceção e Gestão de Projetos, entre outras. Para além de já ter participado em vários projetos de investigação e investigação-ação nas áreas da Economia Social e da Gestão de Organizações, exerce atividades de consultoria em processos de planeamento estratégico e avaliação de resultados e impacto social.
Apresentação dos Projetos desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação Gestão das Organizações da Economia Social - Investimento de Impacto no Território de Santa Maria da Feira // 30 de setembro de 2021 // 14:30 //sala do Jardim - Europarque
A Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social foi dinamizada no âmbito do protocolo entre o Município de Santa Maria da Feira, a Universidade Católica - Porto, através da Área Transversal da Economia Social e a Indaqua, Indústria e Gestão de Águas, S.A, enquanto medida de capacitação das organizações da economia social de Santa Maria da Feira.
O Portfólio "Investimento de Impacto no Território de Santa Maria da Feira" é o resultado dos projetos que surgiram desta ação, e tem como propósito a captação de investimento para projetos que respondem a problemas sociais, envolvendo uma prática de responsabilidade social enquanto política pública.
Os cinco projetos inovadores na área social, que propõem respostas ajustadas às reais necessidades da comunidade e de grupos vulneráveis, foram apresentados a um painel de empresários, no dia 30 de setembro, às 14h30, no Europarque. O encontro teve como objetivo dar a conhecer as potencialidades de cada um dos projetos e captar investimento através de programas de responsabilidade social e cidadania empresarial, que se traduzirão em ganhos de imagem e visibilidade, para além de um crescimento económico mais sustentável das empresas envolvidas.
O programa da sessão foi o seguinte:
Boas Vindas:
» Vereador Vitor Marques
» Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa
» Ricardo Grazina, Administrador Indaqua
Apresentação dos Projetos Desenvolvidos no âmbito da Pós-Graduação Gestão das Organizações da Economia Social:
- altaMENTE. Comunidade de Prática de Bem-Estar Mental
- MelhorMente
- PART(a)ILHA
- CEPDA - "ABRAÇAR MEMÓRIAS"
- Interva-Lar - Serviço de Acolhimento Temporário para pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade
Facilitadores:
Helena Loureiro - Representante da Região Norte na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Filipe Pinto - Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica Portuguesa - Porto
Comentários finais:
Américo Mendes - Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica Portuguesa – Porto
20 de outubro // 14:30 / Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
O Filme “O Pai” de Florian Zeller, com Anthony Hopkins e Olivia Colman, retrata o envelhecimento, sanidade e perda de autonomia. A partir do visionamento do filme, pretende-se lançar a discussão e o debate em torno do processo de envelhecimento e da sua humanização.
O debate será dinamizado por:
- António Ferreira // Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa – Oliveira de Azeméis;
- Sandra Freitas // Doutorada em Psicologia, com especialização em Neuropsicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadora assistente e membro doutorada integrada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e do PsyAssessmentLab. Diretora Clínica do Centro Clínico de Reabilitação – SimplesMente.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias (lotação limitada) e devem ser realizadas até ao dia 18 de outubro de 2021.
Inscrições: https://forms.gle/x5iXaaicxDYrjZXz6
Saiba mais sobre o filme em https://imdb.to/3uQZwAq
As Mosaico Talks são uma área fulcral do VII Mosaico Social e um dos espaços privilegiados para encontrar, conhecer, difundir e debater as melhores práticas em cada área de discussão. O modelo são as comunicações livres, onde os oradores/as apresentarão a sua comunicação num tempo máximo de 10 minutos.
Os temas desta edição são os seguintes:
- Como cuidamos e podemos cuidar melhor das pessoas mais velhas (9/11 - 10h00 e 14h30);
- Como cuidamos da empregabilidade das pessoas portadoras de deficiência (23/11 - 14h30);
- Respostas inovadoras no cuidado às pessoas com doença mental (30/11 - 14h30);
- Como cuidamos e podemos cuidar melhor das crianças e dos jovens (2/12 - 14h30);
- Como cuidamos do acesso ao 1.º direito da Constituição - Habitação (9/12 - 14h30).
As apresentações decorrerão na Sala do Jardim - Europarque, Santa Maria da Feira.
Consulte o programa das Mosaico Talks AQUI.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser realizadas AQUI.
21 de outubro 2022 // 10:00 // Auditório do Europarque
Esta Conferência pretende lançar a discussão sobre a responsabilidade individual e coletiva para uma governação que inclua ações e iniciativas de desenvolvimento sustentável e que promovam maior justiça naquele que é o desafio de cuidar do cuidar do presente a pensar no nosso futuro.
Mais informações brevemente
14 de outubro 2022 // 14:30 // Sala do Jardim - Europarque
Com esta iniciativa pretende-se constituir um grupo de trabalho para a redação da Carta de Compromisso para o Desenvolvimento Sustentável em Santa Maria da Feira.
Mais informações brevemente.
9 de novembro de 2022 //14:30 // integrado na programação do Fórum Bizfeira
Esta videoconferência pretende lançar a reflexão sobre os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, enquanto quadro de orientação para a construção de uma Europa social forte, justa, inclusiva e plena de oportunidades, e as ações inscritas no Plano de recuperação e resiliência. Que novo “conjunto de regras sociais” devem ser definidas para a solidariedade entre gerações? Como colocar as competências, a inovação e a proteção social em pé de igualdade? Que iniciativas podem ser definidas centradas no emprego e na criação de oportunidades?
Mais informações brevemente.