Livro Humano vai à escola

O ‘Livro humano vai à escola’ é um projeto pioneiro em Portugal, inspirado numa experiência do Conselho da Europa, que visa sensibilizar para a diversidade cultural e igualdade de oportunidades.

O projeto visa partilhar vivências e histórias de vida com crianças e jovens, tendo como base a máxima “Não julgues o livro pela capa”.

O ‘Livro Humano’ é uma pessoa que, tendo  passado por momentos difíceis, se coloca à disposição dos alunos, permitindo-lhes aprender um pouco com a sua experiência de vida, que reflete a experiência de um grupo frequentemente alvo de preconceito, estereótipo e vítima de descriminação ou exclusão social.

O objetivo destas sessões é sensibilizar crianças e jovens para a importância da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades, dando como exemplo as suas vivências e histórias de vida.

O Livro Humano não tem caráter expositivo. É interativo, pois vai sendo lido mediante as perguntas que vão sendo feitas pelos alunos. No final, é possível desfazer estereótipos e construir uma narrativa humana igualitária e desmistificadora de representações e julgamentos.

Uma biblioteca, histórias de vida e uma turma são os pressupostos necessários para folhear o Livro Humano ao longo de 45 minutos.

 

Destinatários: alunos do Pré-Escola, 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico

Condições de participação: Estar inscrito numa escola da rede pública do Concelho de Santa Maria da Feira, inscrição enviada para as escolas.

Custo de participação: atividade gratuita.

Contato: Catarina Bento (Catarina.bento@cm-feira.pt)