Programa de 17 de junho a 29 de julho
EXPOSIÇÃO COLETIVA
“25 Anos, 25 Leituras”
Numa celebração dos 25 anos de existência do novo edifício da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, 25 artistas foram convidados a refletir sobre a leitura e a biblioteca através da ilustração.
Curadoria de Bárbara R. e Pedro Seromenho.
Ilustradores: Ana Seixas, Anabela Dias, Bárbara R., Carlo Giovani, Cátia Vidinhas, David Penela, Dina Sachse, Eva Evita, Evandro Renan, Fedra Santos, Helena Zália, Ivo Hoogveld, Mafalda Milhões, Marla Linares, Mariana Rio, Marta Nunes, Pedro Seromenho, Rachel Caiano, Rafaela Rodrigues, Ricardo Ladeira, Sara Bandarra, Sebastião Peixoto, Soraia Oliveira, Uma Joana e Zita Pinto.
Sala de Exposições da Biblioteca Municipal
Entrada livre
EXPOSIÇÃO
“Da Mancha à Imagem e à Banda Desenhada”
de Evandro Renan
O resultado das oficinas com os alunos de Santa Maria da Feira, “Da mancha à imagem” e “Vamos fazer BD”, culmina nesta exposição colaborativa, organizada pelo artista e ilustrador Evandro Renan. A seleção dos vários trabalhos ilustra a evolução dos alunos durante o processo e a sua aproximação às técnicas de pintura com aguarela e de criação de Banda Desenhada.
Foyer da Biblioteca Municipal
Entrada livre
VÍDEO
"ERROR não encontrado”
de Carlo Giovani
Os filmes experimentais em stop motion aqui apresentados partiram de uma provocação para habitarmos o erro ao invés de tentar corrigi-lo. Fizemos estes filmes num lugar onde as máquinas não são capazes de existir. Hoje, num tempo de inteligências sem corpo, de eficiências sem dúvida, da tarefa a ser cumprida, da produtividade computacional e da certeza algorítmica, cabe à arte relembrar-nos a todos o valor da falha enquanto processo e espaço de criação, de busca e de aprendizagem. Esses experimentos visuais em stop motion foram "encontrados" ao longo de um caminho que se bifurca e nos distancia das máquinas. Não são soluções, são especulações, aberturas de possibilidades.
Sala Juvenil da Biblioteca Municipal
Entrada livre
Terça-feira, 17 de junho
21h00
Tertúlia “Casa do Saber - Bibliotecas que Acolhem o Futuro”
Oradores: Luís Santos, João da Silva e Zélia Parreira
Moderador: Pedro Seromenho
Sala de Leitura da Biblioteca Municipal
Entrada livre
João da Silva
João da Silva nasceu em Cascais a 9 de março de 1975. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Católica Portuguesa, e trabalhou como jornalista durante 22 anos. Publicou duas obras de não-ficção, O Sofrimento Pode Esperare Quantas Vidas Temos?, e um romance, Ama, mas Cuidado com Quem Amas. Desde 2020 que assina semanalmente uma crónica na edição online do jornal Público sobre as subtilezas e complexidades das relações humanas em diversos contextos, além da forma como o ser humano se relaciona consigo próprio e com o mundo. Dedica-se também a palestras motivacionais sobre resiliência, superação e compromisso, e conduz workshops de escrita.
Zélia Parreira
Licenciatura em História (1994), Pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação –Biblioteca (1996).
Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação (2018), com a tese “A regulamentação legal das Bibliotecas Públicas em Portugal”.
Bibliotecária desde 1994, Diretora da Biblioteca Pública de Évora desde 2014.
Vice-Presidente da EBLIDA - European Bureau of Library, Information and Documentation Associations; membro da Divisão Regional Europeia da IFLA (eleita para o mandato 2025-2027).
Membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS – UE).
Membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais de Informação e Documentação (BAD).
Pedro Seromenho
Pedro Seromenho nasceu em Zimbabué, bué, bué de longe, mas atualmente mora em Braga. Diz-se leitor, escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas! No dia em que o vizinho lhe perguntou porque é que, em vez de trabalhar a sério, passava o dia a fazer bonecos e riscos, tornou-se o curador do Encontro de Ilustração “Braga em Risco”. Há dez anos fundou a editora Paleta de Letras, descobriu porque é que os animais não conduzem e passou a ser o patrono de duas bibliotecas escolares. Ele adora comunicar, mas, como este texto é apenas uma nota biográfica, bastará dizer que tem dezoito livros publicados, quinze anos como autor infantojuvenil e sete como pai.
22h30
Etelvina Araújo “Memória Maior”
“Esta será sempre a tua casa, na certeza de que brilharás sempre no meio de nós.”
Percurso pela biblioteca que conta com a participação de Xavier Ramalhosa, Sofia Vieira, Daniel Portela, Rodrigo Silva e com a equipa da Biblioteca Municipal
Inauguração das Intervenções Artísticas do LIVRAR 2025:
Exposição Coletiva “25 Anos, 25 Leituras”
com curadoria de Bárbara R. e Pedro Seromenho
Sala de Exposições da Biblioteca Municipal
Entrada livre
Exposição “Da Mancha à Imagem e à Banda Desenhada”
de Evandro Renan
Foyer do Auditório da Biblioteca Municipal
Entrada livre
Vídeo “ERROR não encontrado”
de Carlo Giovani
Sala Juvenil da Biblioteca Municipal | Público: Geral | Entrada livre