espaços verdes urbanos
Com o advento da Revolução Industrial e o consequente êxodo da população rural para a cidade, surgiu o conceito de espaço verde, como espaço que tinha por objetivo recriar a presença da natureza no meio urbano.
Atualmente, uma das prioridades da gestão pública, é garantir a qualidade e quantidade dos espaços verdes existentes, como elementos indispensáveis à qualidade da vida urbana e ao equilíbrio psicofisiológico das populações, bem como garantem um importante papel social, ao proporcionarem locais privilegiados para o encontro, práticas desportivas, recreio e lazer.
O Concelho de Santa Maria da Feira possui uma vasta área de zonas verdes, caracterizada por espaços relvados e espécies arbóreas, que proporcionam uma rica biodiversidade natural.
Nos últimos anos, a área de espaços verdes tem vindo a aumentar consideravelmente, tendo em conta a construção de parques urbanos em praticamente todos as freguesias, bem como o aumento substancial das atividades desportivas e de eventos de grande dimensão em áreas verdes, que obrigam a uma manutenção e restauro constante.