Eucalipto-vermelho
Nome científico
Corymbia ficifolia (F.Muell.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson
Nome comum
Eucalipto-vermelho
Família
Myrtaceae
Descritor
(F.Muell.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson [Ferdinand von Mueller (1825–1896), Kenneth D. Hill (1948–2010), Lawrence Alexander Sidney Johnson (1925–1997)]
Tipo de origem
Alóctone
Origem
Sudoeste da Austrália
Descrição da espécie
A Corymbia ficifolia é uma árvore perenifólia, de pequeno porte, de copa irregular, que pode atingir 10 a 12 m de altura. O tronco encontra-se coberto por casca acastanhada, áspera, fibrosa e persistente. As folhas adultas, de 7 a 13 cm de comprimento e 2,5 a 5 cm de largura, são simples, ovadas a largamente lanceoladas, ligeiramente lustrosas, coriáceas, muito aromáticas quando esmagadas, de cor verde-escura na página superior e mais claras na inferior. Dispõem-se de forma alterna nos ramos e têm um pecíolo de 0,8 a 2 cm de comprimento. A floração ocorre no verão, sendo a inflorescência um corimbo de 15 a 30 cm de diâmetro, terminal e sobre um pedúnculo curto, de 1,5 a 3,2 cm de comprimento, composto por 3 a 7 flores, cada uma de 3 a 4 cm de diâmetro. Os botões florais são obovoides ou piriformes, de 1,2 a 1,8 cm de comprimento e 6 a 8 mm de largura, e possuem um opérculo — estrutura semelhante a uma tampa — arredondado e achatado, que se abre na maturação da flor libertando, e revelando, um grande número de estames, de 1 a 1,5 cm de comprimento e, geralmente, de cor vermelho-vivo, podendo também ocorrer em vários tons de rosa, laranja e branco creme. O fruto é uma cápsula lenhosa, pedicelada, com formato de urna, de 2 a 4,2 cm de comprimento por 1,8 a 3 cm de largura, de cor verde quando jovem e castanha na maturação, com disco descendente verticalmente, 3 ou, raramente, 4 valvas, profundamente inclusas. As sementes, de cor castanho-escura a negras, são elipsoidais, com asa terminal e de 1,2 a 1,8 cm de comprimento, incluindo a asa.
Observações
A Corymbia ficifolia, introduzida na Europa por volta de 1890, é, pela sua belíssima floração estival, uma das Corymbia — vulgarmente designadas por “eucalipto” — mais cultivadas na Austrália e por todo o mundo, sendo, não raras vezes, avistada em parques e jardins — públicos e privados — do nosso país. O nome do género, Corymbia, deriva do latim “corymbium” — corimbo —, uma inflorescência racemosa em que as flores se situam, sensivelmente, ao mesmo nível, devido ao comprimento gradualmente inferior dos pedicelos ao longo do eixo. O restritivo específico, ficifolia, deriva do latim “fici”, que significa “figos” e “folium”, que significa “folha”, numa alusão ao formato da folha, semelhante às folhas de algumas plantas do género Ficus.