Festa das Fogaceiras 2025


A Festa das Fogaceiras é a mais antiga e simbólica festividade religiosa do concelho de Santa Maria da Feira. É também celebrada no Brasil (Rio de Janeiro), Venezuela (Caracas) e África do Sul (Pretória) pelas comunidades portuguesas.

Símbolo de união e partilha, esta festa teve origem numa promessa do povo ao Mártir S. Sebastião, em troca de proteção contra uma peste “brava e cruel” que devastou, em 1505, a região da Terra de Santa Maria.

Com rituais que perduram no tempo, a Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal, é composta por três momentos singulares, que cruzam o civil e o religioso: o Cortejo Cívico, a Missa Solene com Bênção das Fogaças e a tradicional Procissão.

Nesta festa, todas as atenções recaem sobre as meninas fogaceiras, vindas de todo o concelho, que transportam as fogaças à cabeça, renovando o voto ao Mártir S. Sebastião.

Em janeiro de 2005, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Festa das Fogaceiras, as três casas portuguesas que preservam esta tradição secular e identitária na diáspora juntaram-se pela primeira vez em Santa Maria da Feira, integrando os momentos mais solenes desta festividade.

Vinte anos depois, em janeiro de 2025, o Município de Santa Maria da Feira volta a juntar as três associações na “terra mãe” para celebrar a união, a identidade e a diversidade cultural, numa edição de homenagem às Fogaceiras no Mundo.