Festa das Fogaceiras no Mundo


Unidos pela Tradição


A mais antiga e emblemática festividade religiosa de Santa Maria da Feira é celebrada anualmente pelas comunidades portuguesas do Rio de Janeiro [Brasil], Caracas [Venezuela] e Pretória [África do Sul].

Em janeiro de 2005, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Festa das Fogaceiras, as três casas portuguesas que preservam esta tradição secular e identitária na diáspora juntaram-se pela primeira vez em Santa Maria da Feira, integrando os momentos mais solenes desta festividade.

Vinte anos depois, em janeiro de 2025, o Município de Santa Maria da Feira volta a reunir as três associações na “terra mãe” para celebrar a união, a identidade e a diversidade cultural.

 

BRASIL [Rio de Janeiro]

Desde 1954 que a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria no Rio de Janeiro, Brasil, recria anualmente a Festa das Fogaceiras, momento vivido com grande intensidade pelas comunidades portuguesas, mas também por brasileiros aficionados pelas tradições lusas e feirenses.

Uma miniatura em prata do Castelo da Feira, que desde 1959 preserva no seu interior um punhado de terra da Praça de Armas do ex-libris feirense, é transportada por uma menina na Procissão das Fogaceiras. Seguem-na outras meninas, também elas vestidas e calçadas de branco, com a fogaça à cabeça.

A Festa das Fogaceiras no Brasil recria o mais fielmente possível os pontos altos desta festividade, nomeadamente a cerimónia religiosa na Igreja dos Capuchinhos e a tradicional Procissão, que termina na sede da Casa Vila da Feira e Terras de Santa Maria.

Curiosidade: São Sebastião é o santo padroeiro do Rio de Janeiro e o santo protetor das gentes de Santa Maria da Feira. Em ambas as cidades, é feriado no dia 20 de janeiro, em honra do Mártir.

 

ÁFRICA DO SUL [Pretória]

Na África do Sul, a Festa das Fogaceiras é celebrada desde 1986 pela Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória com um programa integralmente civil. Desde então, no domingo seguinte a 20 de janeiro, 31 crianças, vestidas de branco e com uma faixa identificativa de cada uma das freguesias do concelho de Santa Maria da Feira colocada ao ombro, transportam a fogaça à cabeça, desfilando pelas ruas da cidade.

No final do Cortejo, as fogaças são leiloadas a favor da associação organizadora, que teve na sua génese um grupo de feirenses residentes na cidade de Pretória.

 

VENEZUELA [Caracas]

A Festa das Fogaceiras é recriada em Caracas, Venezuela, desde o ano 2000. A iniciativa partiu de um grupo de feirenses, que decidiram celebrar a secular festa do concelho de Santa Maria da Feira no país de acolhimento. Para o efeito, criaram a Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira, com o fim único de recriar a festividade feirense.

O programa de celebrações contempla uma cerimónia religiosa na capela do Centro Português de Caracas, seguida de Procissão em honra do Mártir São Sebastião, na qual meninas vestidas de branco transportam as fogaças à cabeça, decoradas com as bandeiras semelhantes às utilizadas na festividade feirense.

Na Procissão das Fogaceiras seguem ainda uma réplica do Castelo da Feira e os estandartes das 31 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, transportadas por mordomos trajados a rigor.

No final da Procissão, realiza-se um almoço-convívio com atuação do rancho folclórico Duas Pátrias.