Gastronomia é Arte


A gastronomia como ferramenta de pensamento crítico

A partir de 2016, o Imaginarius assume a Gastronomia como arte, para provocar o pensamento crítico e mudar mentalidades, valorizando a criatividade e a (re)criação da gastronomia de street food.

O concurso Street Food Imaginarius visa explorar a área alimentar do festival Imaginarius, dirigido a operadores económicos que exerçam a atividade de restauração, bebidas ou comércio em veículos móveis, legalmente autorizados para o efeito.

O Street Food é um espaço aberto à criatividade gastronómica, que visa proporcionar aos visitantes uma experiência completa e diferenciadora no Imaginarius, com a integração de veículos numa oferta gastronómica alternativa aos conceitos artísticos e criativos do festival.

Em 2020, o Festival Imaginarius deu início a um trabalho de proximidade entre artistas nacionais e internacionais e a gastronomia (produtores e chefs), originando em maio de 2021 a criação de um laboratório CSLAB # 6 que relaciona a saúde mental com a degustação e os sentidos. O programa do festival incluiu a gastronomia como arte e instrumento de intervenção artística, interligando-a com as artes performativas, a fotografia e a videografia.

O Imaginarius faz parte da rota European Street Arts, investe na formação e no intercâmbio artístico internacional, e desenvolve parcerias com outros festivais e projetos criativos.