cidades geminadas
O conceito de geminação de cidades iniciou-se no continente europeu após a II Guerra Mundial, por iniciativa de presidentes de câmara e de cidadãos que desejaram evitar um novo cenário de guerra em território europeu. O objetivo é aproximar cidadãos e cidades de natureza cultural diferente, pela promoção da cooperação e intercâmbio entre municípios eleitos locais e cidadãos.
É um conceito em constante evolução que atualmente privilegia o trabalho colaborativo entre municípios e entidades da sociedade civil, que abordam temáticas de interesse comum e que evoluem de acordo com o tempo.
Tratado da União Europeia de 2009 (Tratado de Lisboa), artigo 11º, introduziu uma dimensão totalmente nova da democracia participativa e inseriu uma série de mudanças no sentido de aproximar a União Europeia dos seus cidadãos, para que estes possam participar nos debates e ajudem a conceber as políticas da União Europeia.
[+] INFO: Europe for Citizens - Programa Europeu de Apoio à Cooperação entre Municípios e Organizações da Sociedade Civil