Domingo, 3 de dezembro
16h00 · Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
Música para órgão no reinado de D. Carlos
Augusto Machado (1845-1924)
Prelúdio e Fuga
Luís de Freitas Branco (1890-1955)
Choral
Claude Debussy (1862-1918)
Pour invoque le vent d’été,
Désiré Pâque (1867-1938)
Allegretto:
› Allegretto alla Marcia,
› Intermezzo Iº, Tempo Iº
› Intermezzo IIº,Tempo Iº
Louis Vierne (1870-1937)
Berceuse
Carrillon
Léon Jamet (1864-1941)
Prelúdio nº6
Manuel Castro Guimarães (1857-1927)
Marche Religieuse
O órgão da Igreja Paroquial de Lamas | Igreja de Santa Maria é proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, um dos organeiros mais famosos na Europa do Séc. XIX. Tudo indica tratar-se do órgão de tubos encomendado pela Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos para a Igreja do Bom Jesus.
Através de uma pequena placa colocada numa lateral da caixa do órgão podemos concluir que este instrumento foi oferecido por Rosa Amorim no Natal de 1965.
Trata-se de um instrumento completamente mecânico com cinco registos, um manual e uma pequena pedaleira acoplada. Este instrumento está dotado de meios registos, ou seja, cada um está dividido entre parte esquerda e direita do manual, o que permite alargar as possibilidades sonoras.
(Dados cedidos pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz)
› RAFAEL REIS - ORGANISTA [PT] ⬇
É licenciado em Órgão pela Universidade de Évora, onde estudou com João Vaz.
É diplomado pela Accademia Internazionale di Musica per Organo San Martino de Bologna, no curso de Literatura para Órgão Italiana, onde estudou com Luigi Ferdinando Tagliavini.
Concluiu o mestrado em Interpretação de Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou órgão com António Esteireiro e João Vaz. É organista titular na Sé de Évora, na Igreja de S. Francisco e Espírito Santo, também em Évora.
Atualmente é investigador e doutorando bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, sob a orientação de João Vaz, onde desenvolve a tese: «Património Organístico Material e Imaterial de Évora: Instrumentos, Repertório e Performance».