angle-left Concerto das Fogaceiras em CD ao vivo dos UHF

“São as Fogaceiras, Senhores” é o título do novo duplo CD ao vivo dos UHF, que celebra o momento que reuniu, no grande auditório do Europarque, 205 músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho e a icónica banda de rock no encerramento da programação da Festa das Fogaceiras, em janeiro de 2023.

O concerto “Filarmonia com UHF” foi o tema central de uma conversa que juntou, dia 27 de julho, no auditório da Junta de Freguesia de Romariz, o vocalista António Ribeiro, os maestros das quatro bandas e o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria.

A poucos dias de completar 70 primaveras, e com 45 anos de carreira, António Ribeiro voltou a emocionar-se em Santa Maria da Feira, município onde já deu 29 concertos. O líder dos UHF não escondeu o espanto e a emoção ao ver o auditório da Junta de Freguesia de Romariz repleto de público a cantar em uníssono “Menina estás à janela”, assim que pisou o palco.

“Filarmonia com UHF” foi um encontro informal e intimista, à boa maneira das tertúlias que juntam amigos que partilham o gosto pela música. Mesmo assim, o “mestre de cerimónias” António Ribeiro fez questão de alguma solenidade ao longo da conversa: “este é um lançamento em nome da cultura portuguesa”, frisou.

O músico referia-se à apresentação do novo duplo CD ao vivo “São as Fogaceiras, Senhores”, resultado do concerto que encerrou o programa da Festa das Fogaceiras de 2023, no Europarque, e que “tinha de ser gravado” porque era um acontecimento memorável num município “que defende a cultura, que dá voz à cultura”, explicou.

Durante a conversa, o presidente da Câmara enalteceu o percurso de sucesso das quatro bandas filarmónicas do concelho – Banda de Música de Arrifana, Banda Marcial do Vale, Banda Musical São Tiago de Lobão e Banda Musical de Soutoe de outras formações musicais do território que dão cartas na música clássica dentro e fora de Portugal. Amadeu Albergaria agradeceu ainda aos músicos e às famílias a entrega a este projeto e destacou o feito “notável” que é “termos um CD com os UHF”, lembrando que “foi a cultura que nos uniu, que nos incutiu o forte sentimento de identidade e pertença que temos hoje”.

Apresentados um a um, os maestros das quatros bandas filarmónicas que integram este projeto – Filipe Oliveira (Arrifana), Bruno Azevedo (Vale); Marcelo Alves (S. Tiago de Lobão); e Manuel Azevedo (Souto) – foram unânimes nas suas apreciações e memórias em torno do concerto “Filarmonia com UHF”, reiterando que com trabalho e dedicação tudo se torna possível. Partilhar o palco com a icónica banda de rock dos anos 80, sublinharam os quatro, foi um momento memorável, sobretudo para os músicos mais jovens.

Coube ao presidente da Junta de Freguesia de Romariz saudar os oradores e a plateia em jeito de boas-vindas. Nuno Rocha estava visivelmente satisfeito com a mobilização da comunidade para este encontro, horas antes dos UHF subirem ao palco da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, para o 29º concerto no concelho de Santa Maria da Feira.

Publicado a 30 de julho de 2024.