
Santa Maria da Feira volta a ser um palco vivo de fé, cultura e tradição, entre 5 de março e 27 de abril. A Semana Santa de Santa Maria da Feira afirma-se, ano após ano, como um dos eventos mais marcantes do género, apresentando um programa diversificado que se reflete em 34 iniciativas que aliam a cultura à religião, durante 54 dias. O Congresso Europeu da Rede de Celebrações de Semana Santa e Páscoa que, este ano, acontece em Portugal, vai ser apresentado durante a Semana Santa de Santa Maria da Feira.
A programação da Semana Santa de Santa Maria da Feira destaca-se pela sua diversidade, contando com recriações históricas de momentos ímpares dos últimos dias de vida terrena de Cristo, concertos que exploram diferentes sonoridades, uma exposição com iconografias de Cristo, e momentos de gastronomia que convidam a uma viagem pelos sabores tradicionais da Páscoa com um toque de criatividade, fazendo jus à designação de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO. O programa integra igualmente todas as celebrações religiosas a realizar durante o período de Quaresma, Semana Santa e Páscoa, nas três igrejas de Santa Maria da Feira: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia e Igreja dos Passionistas.
O realismo das recriações históricas da Semana Santa de Santa Maria da Feira transporta o público para os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, numa experiência envolvente e realista. Os atores do Grupo Gólgota voltam a dar corpo e emoção às três grandes encenações que marcam esta celebração: a "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – na ‘cidade humana’" (13 de abril, às 15h30, entre o Largo do Convento dos Lóios e a Igreja dos Passionistas), a intensa "Última Ceia, Getsémani e Sinédrio" (16 de abril, às 21h30, no Castelo e no exterior do Museu Convento dos Lóios) e a solene "Via Sacra" (18 de março, às 21h30, entre o Largo do Tribunal e o Castelo).
A Procissão das Endoenças, também designada por Procissão do Triunfo ou Ecce Homo, é, pela sua antiguidade e pendor religioso, outro dos momentos altos das celebrações litúrgicas da Semana Santa. A procissão acontece na noite de Quinta-feira Santa, 17 de abril, logo após a Celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, às 21h30, num percurso pelo centro histórico da cidade, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz e percurso inverso.
O programa da Semana Santa de Santa Maria da Feira oferece também experiências que celebram a tradição e a identidade local. Os três showcookings dedicados aos sabores da Páscoa convidam a redescobrir receitas emblemáticas e os segredos da cozinha tradicional, com o Cabrito Assado, preparado por Isabel Pinho (25 de março), a inconfundível Regueifa Doce, pelas mãos de Luciana Magalhães (5 de abril), e os irresistíveis Ovos Recheados, com o toque da cake designer Telma Pedroso (12 de abril). Estas sessões realizam-se na Cozinha da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, num ambiente acolhedor que convida à partilha de saberes e sabores.
Para quem valoriza a história e o património religioso, duas iniciativas imperdíveis: a Visita Noturna ao Património Religioso e Histórico (12 de abril) e Peregrinar pelas Igrejas e Capelas da Cidade de Santa Maria da Feira (29 de março).
A Semana Santa de Santa Maria da Feira que, pela sua história e dinamismo, é já uma referência nacional nas celebrações mais importantes do calendário cristão, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Grupo Gólgota – Associação, Paróquia de Santa Maria da Feira e Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira.
Publicado a 28 de fevereiro de 2025