transportes coletivos

A rede de transportes coletivos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das populações porque estrutura o território e assegura a mobilidade das pessoas entre diferentes áreas.

No atual quadro de competências administrativas e jurídicas os serviços de transporte rodoviário resultam da existência de carreiras (linhas) concessionadas, ao longo do tempo pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), às diversas empresas de transporte. No caso dos serviços urbanos de transporte no interior dos perímetros urbanos (cidades) a responsabilidade da criação e gestão pertence aos municípios, do qual é exemplo a linha Transfeira.
Assim, através da sistematização de toda a informação sobre transporte regular de passageiros, pretende-se que possa diminuír a distância entre as necessidades de mobilidade da população e os serviços existentes capazes de a assegurar.

A divulgação de forma integrada da informação disponível sobre as carreiras que servem o concelho resulta da participação de todos os operadores, que recentemente participaram do estudo global de racionalização da rede de transportes coletivos em Santa Maria da Feira. Os serviços divulgados, através dos percursos e horários, são da responsabilidade das empresas que detêm o serviço. Sendo assumindo o compromisso por parte destas para comunicarem qualquer alteração ao serviço fazendo com que a informação neste sítio esteja sempre atualizada.