campanha europeia de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável


A 21ª edição da Semana Europeia da Mobilidade vai realizar-se entre os dias 16 e 22 de setembro, com o tema "Melhores Ligações" e utilizando o slogan da campanha "Combina e Move-te!".

Santa Maria da Feira associa-se, como município aderente, a esta iniciativa da Comissão Europeia, levando a cabo uma semana repleta de atividades com o objetivo de encorajar e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, tais como a proteção da qualidade do ar, a mitigação do aquecimento global e a redução do ruído. Assim, será proporcionado aos cidadãos opções para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos. Uma oportunidade para os cidadãos (re)descobrirem o município, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Por sua vez, “Combina e Move-te!” remete para a "multimodalidade", salientando as vantagens específicas de cada transporte como uma mais-valia (por exemplo: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade) e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficaz em termos de custos.

Neste sentido, o Município de Santa Maria da Feira pretende testar medidas de planeamento inovadoras, promover novas infraestruturas e tecnologias e colocar em prática projetos piloto, avaliando resultados e comportamentos do público. Pretende-se que o espaço público seja o palco central para modos de transporte multimodal, privilegiando as deslocações através dos modos ativos e suaves, como andar a pé, utilização de bicicletas, e-bikes, trotinetes, entre outros.

Ao longo da semana, serão promovidas, entre outras atividades, ações de formação e de consciencialização sobre a construção de um Território para Todos”, com especial enfoque nas temáticas da mobilidade e acessibilidade inclusiva, na eliminação de barreiras arquitetónicas aos espaços públicos e edifícios, de forma a democratizar estes espaços. Serão ainda promovidas ações de sensibilização e prevenção rodoviária junto das populações mais jovens, caminhadas e atividades desportivas (como forma de promoção da saúde e bem-estar), e experimentação de bicicletas e trotinetes elétricas.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, haverá um espaço de lazer e convívio intergeracional na rua, com diversas atividades, estando a população convidada a participar.

 

Para mais informações consultar a Página Oficial da Semana Europeia da Mobilidade.